Assembleia aprova reajuste e progressão dos servidores municipais de Caucaia

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep) realizou assembleia com os trabalhadores de todas as secretarias dos níveis médio e superior, exceto professores. O encontro aconteceu na última terça-feira, 30 de janeiro, e debateu a proposta de reajuste e de aplicação da progressão salarial do grupo citado.

Nas negociações, o sindicato demandou aumento salarial acima da inflação, que poderia levar a ganho real nos salários. No entanto, a contraproposta do município, apresentada em 17 de janeiro, é de um reajuste 2,95% retroativo a janeiro. Ainda assim, a proposta, que é baseada no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial – IPCA, é maior que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC, que ficou em somente 2,07%, e é o referencial usado na maioria das negociações do setor privado. O índice proposto também é maior que o reajuste do salário mínimo, que foi de 1,81%.

Após o debate sobre o tema, a proposta de 2,95% de reajuste salarial para 2018 foi aprovada. O aumento, conforme a prefeitura, terá pagamento iniciado no mês de fevereiro, retroativo à database dos funcionários públicos, que é janeiro de cada ano.

Na sequência, o Sindsep apresentou o resultado das discussões sobre as progressões dos funcionários públicos dos níveis médio e fundamental, que estão atrasada desde abril de 2016. De acordo com a prefeitura, estas serão creditadas a partir de março, retroativo a abril de 2016. Neste caso, beneficiando aqueles servidores que entraram com o processo dos seus certificados das formações continuadas. Os trabalhadores que tiverem a data do certificado anterior a abril de 2016 terão a sua retroatividade a abril de 2016 e já aqueles processos em que a certificação for após a abril de 2016 a retroatividade será da data de entrada do processo.

“O Sindsep montará uma equipe para ajudar aqueles e aquelas funcionários que ainda não têm como apresentar as certificações, através da facilitação ao acesso de cursos online gratuitos”, explicou Maria Santos, presidente do Sindsep.

Já os profissionais de todas as secretarias ocupantes dos cargos de nível superior terão o pagamento das progressões e gratificações de titulação também a partir de março de 2017, com efeito retroativo à data de entrada do processo e ao mês de ingresso no município.

“Ressaltamos que no inicio de fevereiro sairá uma portaria com os nomes dos servidores que deram entrada nos processo para a progressão dos níveis médio e fundamental”, finalizou Maria Santos.