Carta aberta: As lutas dos servidores não para!

Carta aberta à população de Caucaia

Querido povo caucaiense,

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia – Sindsep Caucaia tem 25 anos de história e de trabalho na defesa dos trabalhadores do serviço público municipal. Mais uma vez, usamos este espaço para dialogar com a população do município. Queremos agradecer o apoio recebido de todos e todas na luta do Sindsep por diálogo com a gestão municipal.

O Sindicato teve sua primeira reunião com o prefeito Vitor Valim no dia 17 de  junho. Apesar dos poucos encaminhamentos, o canal foi aberto para discutir as pautas dos servidores municipais. Esperamos que este espaço seja permanente, trazendo resultados concretos na vida dos trabalhadores do município, assim como na qualidade dos serviços públicos ofertados ao nosso povo.

Dito isto, ressaltamos que o trabalho do sindicato não para. São muitas as lutas que travamos para defender os servidores e os serviços públicos. Queremos aqui destacar duas importantes matérias que tramitam no Congresso Nacional e afetam diretamente a categoria. Uma é positiva e necessária, trata-se do Projeto de Lei (PL) 2564/20 que estabelece o piso salarial e a jornada de trabalho de 30 horas para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Profissionais que com dedicação cuidam da nossa gente. Há mais de um ano atuam no combate à covid-19 em jornadas de trabalho exaustivas e condições adversas. É preciso reconhecimento e valorização dos trabalhadores da saúde de Caucaia e de todo Brasil. Por isso, o Sindsep endossa essa luta nacional e convida a todos para apoiarem o PL 2564/20.

A outra matéria em tramitação que precisamos discutir é a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) número 32, que trata da Reforma Administrativa em todo Brasil. É mais uma proposta do terrível governo Bolsonaro que ataca os direitos dos trabalhadores e compromete os serviços oferecidos aos que mais precisam.

A titulada PEC 32 é extremamente nociva. Representa o desmonte do serviço público da União, estados e municípios. O principal prejudicado com a reforma é a população que depende dos serviços públicos e das estatais. Confira alguns pontos abaixo:

Precisamos barrar a Reforma Administrativa de Bolsonaro e para isso pedimos o seu apoio.

Em nível municipal, seguimos com  reivindicações de direitos básicos por melhores condições de trabalho. Ressaltamos aqui algumas antigas pautas que merecem a atenção da Prefeitura de Caucaia. São elas o pagamento imediato dos Precatórios do Fundef, o auxílio transporte e refeição para todos os servidores de Caucaia e uma legislação que regulamente o trabalho em regime de plantões no município. Cobramos ainda a reposição da inflação de 4,52%, que é direito ocorrer anualmente, e também o retorno imediato da gratificação especial da pandemia para todos trabalhadores que atuam na linha de frente do combate ao vírus, garantida em lei municipal.

Sabemos que as lutas são muitas, mas destacamos o quanto são necessárias, seja no âmbito nacional ou municipal. Ao tempo em que tentamos garantir direitos e melhores condições de trabalho também sofremos ataques aos direitos já conquistados. Tem sido assim nos últimos anos e precisamos resistir. Por isso, pedimos que os caucaienses estejam ao lado dos trabalhadores do serviço público. Apoiem quem sempre os apoiou.

Essa luta deve ser conjunta. Ela não é somente pelos servidores, mas também por toda população caucaiense. Vamos juntos e juntas!

Caucaia, 30 de junho de 2021

Sindsep Caucaia