Covid-19: Sindsep auxilia servidores do grupo de risco com Requerimento de Afastamento

O Sindsep Caucaia já havia disponibilizado Requerimento de Afastamento de cargo para os servidores municipais que são do grupo de risco da doença causada pelo novo coronavírus (Covid-19) ou possuem familiares em sua dependência que fazem parte desse grupo. Agora, o sindicato também vai auxiliar no preenchimento do documento e orientar os que estão enfrentando dificuldades, basta entrar em contato pelo whatsapp (85) 9.98892-7994.

No último dia 29 de junho, de acordo com Ofício Circular nª 755/2020, emitido pela Secretaria de Educação, a equipe de gestão escolar e os profissionais de apoio e bolsistas devem retomar suas atividades neste mês de julho. Mesmo com o decreto de isolamento social e os altos índices de contágio da Covid-19 em Caucaia, a secretaria decidiu por abrir administrativamente as escolas já neste mês.

“Avaliamos como uma decisão precipitada, diante do quadro que ainda vivenciamos em Caucaia. Por isso, estamos auxiliando com o requerimento de afastamento para os servidores que precisam voltar ao trabalho, mas são do grupo de risco. É preciso sensibilidade com a realidade vivenciada pelos profissionais”, destaca a presidenta do Sindsep, Maira Santos.

O requerimento deve ser editado com as informações pessoais e protocolado junto à Secretaria de Educação. O documento requer o afastamento do servidor de seu cargo atual até o fim do isolamento social decretado pelo governo estadual e municipal, além do pedido da garantia do pagamento integral da remuneração, conforme “obediência a exigências da lei e aos princípios constitucionais vigentes”.

 

GRUPO DE RISCO

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), fazem parte do grupo de risco pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, cardiopatias graves ou descompensados (insuficiência cardíaca, cardiopatia isquêmica), pneumopatias graves ou descompensados (asma moderada/grave, DPOC), imunodepressão, doenças renais crônicas, diabetes, doenças cromossômicas com estado de fragilidade imunológica, além de gestação de alto risco.

Até o dia 05 de julho foram confirmados mais 1,5 milhão de casos e mais de 65 mil mortes por covid-19 no Brasil. Só no Ceará os casos confirmados chegam a cerca de 121 mil e mais de 6 mil mortes, segundo dados do IntegraSUS. Em Caucaia, até 03 de julho, foram confirmados 3.808 casos e 288 óbitos, O distanciamento social ainda é a melhor arma para combater o vírus. Assim, o Sindsep Caucaia reafirma sua posição em defesa da vida de todos, inclusive, dos servidores municipais e suas famílias.