Em negociação, Prefeitura de Caucaia segue negando diretos dos servidores da educação

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 28 de fevereiro, a terceira mesa de negociação entre a Prefeitura de Caucaia e o Sindicato dos Servidores Públicos de Caucaia. Em uma discussão muito difícil, conforme avaliou a presidente do Sindsep, Maria Santos, a gestão segue irredutível na decisão de não oferecer reajuste para o magistério.

Progressões

Quanto às progressões, a secretária de Educação de Caucaia, Camila Bezerra, apresentou o impacto financeiro dos 3 (três) ciclos atrasados para a progressão horizontal do magistério e informou que não iria implantar ainda por estar no limite prudencial. O sindicato cobrou a regularização imediata desta pendência, mas mesmo assim os representes do Executivo não apresentaram nenhuma proposta para a implementação do benefício.

Mais uma vez os representantes do Sindicato Apeoc atrapalharam a negociação, conforme avaliou o Sindsep, haja vista que um assessor do da entidade estadual, chamado Roque, chegou colocar que a não implantação das progressões viabilizaria o reajuste salarial dos professores. A bancada do sindicato de servidores retrucou dizendo que os direitos previstos no Plano de Carreiras da categoria não são moedas de troca.

O Sindsep lembrou ainda da necessidade de pelo menos se instalarem os trabalhos da comissão de avaliação das progressÕes, assim, a minuta do decreto sobre o tema necessita ser assinada pela gestão municipal.

Por sua vez, a Secretária de Administração de Caucaia, Luciana Nara, informou que não foi possível pagar neste mês de fevereiro o retroativo da progressão para os servidores dos níveis médio e fundamental, em virtude de impacto no imposto de renda de um pequeno grupo de servidores.

O Secretário de Finanças sugeriu uma folha complementar após o período de carnaval. O Sindsep ajuizou a importância do pagamento da progressão e o compromisso que a gestão deve ter com esses trabalhadores, e ainda ressaltou que este dito grupo é o que tem a remuneração mais baixa do município, R$ 1.085,00 para Auxiliar Operacional e R$ 1.267,00 para Agente de Suporte Gerencial. Ou seja, a alegativa da Secretária não cabe aqui, o que contribui para a insatisfação da categoria.

Reajuste dos Auxílios Transporte e Alimentação

Camila Bezerra informou que o auxílio transporte para o magistério será atualizado para o próximo pagamento. E o auxílio alimentação da categoria será reajustado para R$ 14,40, a diária.

Outras pautas

O pagamento de 1/3 de férias de 153 professores, que o Sindsep vem cobrando desde julho de 2018, o Secretário de Finanças solicitou para a secretária de educação o parecer do período aquisitivo.

Conforme encaminhamento da mesa de negociação, realizada em 21 de fevereiro, Camile Bezerra expôs o plano de ação das condições de trabalho, que será colocado em prática. O Sindsep ressaltou a importância do plano, porém solicitou da gestão a garantia de profissionais do apoio: merendeiras, auxiliares de sala, auxiliares de serviços gerais, porteiros, dentre outros.