Em nova reunião, Prefeitura de Caucaia propõe reajuste de 3,75% para servidores

O Sindicato de Servidores Públicos Municipais (Sindsep) foi convocado para reunião extraordinária na tarde desta quinta-feira, 24 de janeiro, pela Prefeitura de Caucaia. A mesa de negociação da Campanha Salarial 2019 foi finalmente instalada.

A novidade do encontro de hoje, que contou com a presença dos Secretários de Finanças, Marcus Cavalcante, de Administração, Luciana Nara e, de Educação, Camila Bezerra, além do Procurador da cidade, Uedson Silva, foi a apresentação de uma nova proposta de reposição salarial geral de 3,75% para os servidores de Caucaia. Até a manhã de ontem, 23 de janeiro, em reunião com diversos gestores e o sindicato, o Executivo sustentava proposta um pouco inferior de 3,71%.

O índice final, de 3,75%, representa a reposição da inflação do ano anterior. Na oportunidade, os representantes da prefeitura argumentaram que não poderiam oferecer percentual maior, tendo em vista, segundo eles, “a dificuldade orçamentária que passa o Município”.

Já em relação à reposição dos proventos dos trabalhadores do magistério, a gestão pediu mais tempo para o assunto ser analisado pelo setor financeiro da Secretaria de Educação. Na reunião da véspera, os prepostos patronais já tinham sinalizado que os estudos financeiros não estavam concluídos. Inclusive, na oportunidade, a presidente da Fetamce e diretora do Sindicato, Enedina Soares, pediu que os técnicos municipais levassem em consideração não só as transferencias federais, através do Fundeb, por exemplo, mas também a capacidade de investimento das receitas próprias da cidade.

Foi debatido ainda a demanda laboral pela instituição de um calendário fixo de pagamento para os funcionários públicos. Maria Santos, presidente do Sindsep, lembrou dos recorrentes problemas gerados pela ausência de uma data fixa de quitação dos salários. A Secretária de Administração chegou a propor que fosse estabelecido tal calendário, mas o Secretário de Finanças disse que a intenção da gestão sempre foi pagar os salários dentro do mês e que acredita ser prejudicial para o servidor limitar a um dia estabelecido e reforçou: “gostaria de deixar clara a intenção de pagamento sempre dentro do mês”, enfatizou Marcus Cavalcante.

Após a finalização das conversas, a entidade sindical voltou a lembrar da necessidade de um retorno o mais rápido possível para as demais demandas da Campanha Salarial 2019, com destaque para as pautas financeiras, tendo em vista não gerar longos retroativos.