Enfermeiros do PSF terão jornada de trabalho reduzida de 40 para 32 horas semanais

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep) negociou junto a Prefeitura Municipal da cidade a redução da carga horária mínima dos profissionais de enfermagem do Programa de Saúde da Família (PSF) de 40 para ao menos 32 horas em atividades de Saúde da Família, de acordo com o que já apregoava a Portaria Nº 2.027, do Ministério da Saúde.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Caucaia, a portaria municipal que regulamenta a medida já obteve parecer positivo da Procuradoria do Município e aguarda somente sanção prefeitural. A medida é uma das mais antigas reivindicações da classe e foi debatida ao longo do ano entre as propostas da campanha salarial 2014 dos servidores públicos.

Conforme o Sindicato, a redução da jornada de trabalho é fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, assim como do trabalho executado. “Para oferecer saúde aos munícipes, os trabalhadores da área precisam gozar de qualidade de vida, pois assim o servidor terá mais tempo para família, lazer e cultura. E, em contrapartida, a população teria um funcionário mais disposto e menos cansado no exercício das suas funções”, reforçou Maria Santos, presidenta do Sindsep.