Formação de educadores em africanidades Memórias de Baobá está com inscrições abertas

O VIII Memórias de Baobá está inscrições abertas até 22 de Novembro de 2017, com envio de trabalhos possíveis até 25 de Outubro. Neste ano, a iniciativa leva como tema “Oralidade Africana, Sabedorias Ancestrais e Práticas Formativas” e acontecerá de 22 a 25 de novembro.

Realizado desde 2010 e voltado à formação de professores, estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação e demais setores envolvidos no ensino das africanidades nas escolas, o evento integra as ações do Núcleo de Africanidades Cearenses (Nace) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). A iniciativa investiga e discute a história, cultura e participação da população negra na sociedade brasileira e há alguns anos conta com a parceria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep).

Coordenado e idealizado pela professora Sandra Petit, o evento tem uma abrangência internacional não apenas em virtude de convidados, mas também por meio da participação de estudantes e professores da UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira).

Entre os convidados especiais desta edição estão: João Paulo Pinto Có, da Universidade Lusófona e Universidade Piaget e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas da Guiné-Bissau; José P. Castiano, da Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique); Conceição Evaristo, escritora, doutora em literatura comparada pela Universidade Federal Fluminense e militante ativa do movimento negro; e Eduardo Oliveira, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Antônio Francisco Ramos, do Grupo de Estudos em Educação, Inclusão e Políticas Públicas – IFPI – Campus Angical; e Wanderson Flor, da Universidade Federal de Brasília (UNB).

Contato: memoriasdebaoba@gmail.com