Fruto de luta coletiva do Sindsep, ⅓ de férias atrasado será pago aos professores

Uma luta coletiva de servidores da educação, encabeçada pelo Sindsep Caucaia, resultou numa vitória importante. Após dois anos de muitas mobilizações e cobranças, a gestão municipal finalmente pagará ⅓ de férias atrasado aos professores ingressados em julho de 2017 e de 2018. A informação consta na ficha financeira de agosto, da Secretaria de Educação, disponível no site da Prefeitura de Caucaia. O pagamento deve acontecer ainda neste mês.

“Esta semana mesmo procuramos a gestão para saber da previsão desse pagamento, não fomos informados. No entanto, recebemos o reconhecimento dos professores que acompanharam a grande luta travada nos últimos dois anos pelo sindicato para garantir o pagamento desse ⅓ de férias atrasado. Fizemos plenárias, atos de rua, enviamos diversos ofícios cobrando, reivindicamos em mesas de negociação. Como costumamos dizer, só a luta garante nossos direitos”, destaca a presidenta do Sindsep, Maria Santos.

“Obrigada sindicato por lutar pela gente. Obrigada por nos ter ajudado em mais uma conquista”, ressalta uma das professoras beneficiadas com o pagamento atrasado.

ENTENDA

Os servidores da educação ingressados em julho de 2017 e de 2018 conquistaram o período aquisitivo de férias, respectivamente, em agosto de 2018 e de 2019. Gozaram dos seus trinta dias livres, porém, não receberam o pagamento correspondente ao período que é de direito do trabalhador. Indo contra a legislação, a Prefeitura de Caucaia resistiu em efetuar o pagamento de ⅓ de férias, prejudicando dezenas de professores. Após dois anos de reivindicação e luta coletiva do Sindsep Caucaia, a pendência financeira finalmente será sanada.