Mais de mil servidores da educação de Caucaia vão às ruas em busca de reajuste

Mais de mil professores e outros servidores da rede municipal de educação de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, paralisaram as atividades na manhã desta sexta-feira, 29. A categoria reivindica o reajuste salarial do magistério de 11,36%, o pagamento de licença prêmio convertida em dinheiro e o abono salarial de 2015.

O ato percorreu as principais ruas do Centro da cidade, passando também pelas sedes das Secretarias de Educação, Administração e Finanças. Em estado de greve desde o dia 22 de janeiro, os trabalhadores iniciaram a concentração para a atividade na Praça da Igreja Matriz.

Para os servidores da área de educação fora do magistério, a manifestação reivindica auxílios transporte e alimentação. De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep), os professores recebem assistência de R$ 6 para refeição. O objetivo é que o benefício também sofra reajuste e se estenda para todos os servidores públicos.

Mas a principal reclamação é a de que o prefeito Washington Gois ainda não recebeu a comissão de negociação do sindicato. A organização sindical conseguiu encontro somente com alguns secretários municipais, que não apresentaram nenhuma resposta sobre a pauta de reivindicações. Nossa reportagem tentou ouvir a Secretária de Educação, Cláudia de Paula, quando o ato passou pela repartição que a mesma chefia, mas foi informada que a gestora não se encontrava no prédio. Os manifestantes também reclamaram da repressão da Guarda Municipal, que impedia o acesso dos servidores parados a alguns órgãos públicos.

A paralisação abriu espaço também para a crítica a uma portaria publicada pela prefeitura no dia 26 de janeiro, no Diário Oficial do Município, que estende em 60 dias qualquer decisão sobre o pagamento de vantagens, aumento, reajuste ou adequação de remuneração a qualquer título dos servidores da Secretaria de Educação.

Indicativo de Greve

Caso a prefeitura não apresente propostas até o próximo dia 17 de fevereiro, os professores podem deflagrar greve por tempo indeterminado. E, a partir do dia 2 de fevereiro, o Sindsep realizará atos regionais em todo o município. Veja a agenda:

02/02 – Rota Sede – Concentração na Praça do Planalto Caucaia – 9 horas

03/02 – Rota Jurema – Concentração na Caixa Econômica – 9 horas

04/02 – Rota Praia e Garrote – Concentração no Mercantil Líder no Icaraí – 9 horas

05/02 – Rota BR 020 e BR 222 – Concentração da Praça do Capuan – 9 horas

17/02 – Avaliação da instalação de greve na Educação – Grêmio de Caucaia (R. Pres. Castelo Branco, 194) – 9 horas