NOTA SOBRE A INSEGURANÇA EM CAUCAIA

Diante dos casos de violência registrados no município de Caucaia, em decorrência do ataque de facções criminosas, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia – SINDSEP protocolou ofício em todas as secretarias municipais solicitando posicionamento aos entes públicos sobre como se dará o funcionamento dos locais de trabalho dos funcionários do município.

Já é de conhecimento do Sindicato que a Secretaria de Educação está estipulando, junto à gestão das escolas, orientações específicas para cada caso, tratando especialmente de como será o funcionamento dos estabelecimentos, de forma a preservar a integridade física dos trabalhadores, bem como o patrimônio público. Mas outras medidas precisam ser tomadas.

Entendemos, entretanto, que os serviços públicos não podem ser simplesmente interrompidos, por isso, cobramos das autoridades municipais diálogo com as autoridades estatuais para garantir segurança a toda a população, o que inclui os servidores. Pedimos ainda atenção especial a essa situação, que pode gerar danos colaterais a outros direitos básicos, como o acesso à saúde ou mesmo o direito de ir e vir de nosso povo.