RSSYoutubeTwitter Facebook
 
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras


Notícias

  27/01/2018 

Assembleia aprecia primeiros debates da mesa de negociação da Campanha Salarial 2018

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep) realizou assembleia geral na última sexta-feira, 26 de janeiro, para debater as primeiras propostas da mesa de negociação coletiva com a prefeitura.
 
A atividade colocou em debate o reajuste dos profissionais do magistério. A proposta do sindicato apresentada na pauta da campanha enviada ao Executivo era a aplicação do crescimento salarial apresentado pelo Ministério da Educação, através dos mecanismos da Lei Nacional, que trata da carreira dos professores. Neste ano, o índice é de 6,81%.
 
Na negociação, realizada no dia 23 de janeiro, com a presença do próprio prefeito Naumi Amorim, a prefeitura propôs, inicialmente, 5,12%. De imediato, os representantes do sindicato colocaram que não abririam mão do percentual legal. Após longo debate, a bancada da gestão construiu uma proposta final para ser apreciada pelos trabalhadores: reajuste escalonado, dividido em 02 (duas) parcelas: 3,41% de reajuste, a ser implantado em março de 2018 e com efeito retroativo a janeiro de 2018; e mais 3,40% em agosto, perfazendo 6,81%, retroativo a maio de 2018. O reajuste escalonado seria aplicado de forma linear no salário vigente em 31 de dezembro de 2017 dos profissionais do magistério e fixado sobre o valor do vencimento base. "Não havendo possibilidade de avançar ainda mais no debate, o Sindsep informou que a proposta seria encaminhada para apreciação dos profissionais da educação, em assembleia da categoria, o que estamos fazendo hoje", explicou Maria Santos.
 
O entendimento dos profissionais do magistério presentes é de que, embora a reunião tenha avançado em alguns pontos, não alcançou a demanda dos professores presentes, que consideram que devem buscar um reajuste integral em 2018, com retroativo de 6,81% em todos os meses do ano. Sendo assim, o encaminhamento é de que mais rodadas de negociação coletiva sejam marcadas para tentar avançar nesta pauta. "Nosso maior desafio em mesa de negociação é manter os nossos direitos conquistados e não permitir nenhum retrocesso", comentou a presidente do sindicato.
 
Houve espaço também para tratar do calendário escolar 2018, que vinha com 10 sábados letivos. Os profissionais deliberam por rejeitar a proposta da Secretaria de Educação. Entre os agravantes, o calendário do Poder Executivo colocava recuperação nos dias 24 e 31 de dezembro. Será apresentada uma proposta laboral sobre o tema.
 
Quanto aos professores readaptados, estava sendo falado que o grupo não teria os 15 dias de recesso, porque não estão em sala. O Sindsep reafirmou o direito destes servidores e já protocolou uma representação informando à prefeitura que estes, quando estão readaptados, não podem perder nenhuma prerrogativa ou conquista.
 
Também seriam pontos de pauta da assembleia as discussões sobre o reajuste dos demais servidores e as progressões, que serão deliberados em encontro marcado para o dia 30 de janeiro, com horário a ser confirmado, tendo em vista que este grupo não compareceu em número razoável no encontro de sexta-feira.
 
O sindicato informou, por fim, que já está agendada uma nova mesa de negociação da pauta geral da Campanha Salarial 2018, marcada para o dia sete de fevereiro.
Última atualização: 28/01/2018 às 16:27:25
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

 

SINDSEP - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia
Rua Engenheiro João Alfredo, 371 - Centro - Caucaia - Ceará - CEP 61600-050

www.igenio.com.br