Palestra em Itapipoca discutirá as contribuições do povo negro brasileiro

Amanha (26/11), a cidade de Itapipoca, conhecida pela forte presença de remanescentes de quilombos, receberá o professor Luís Tomás, Doutor em Antropologia Social e Cultural e docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), para discutir em seminário as contribuições do povo negro brasileiro em nossa sociedade, debatendo especialmente o reconhecimento destas manifestações, que se dão em vários setores da vida do país.

A atividade acontece na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itapipoca (Sindsep) – Rua José Romero, 232, Bairro Sanharão – e tem início a partir das 8 horas. A ação integra as atividades da campanha “Serviço Público de Todas as Cores – Construindo a igualdade de oportunidades através do combate à homofobia, ao racismo e à violência contra a mulher”, liderada pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce).

“Queremos levar uma discussão sobre preconceito, ações discriminatórias e as conquistas dos negros na sociedade brasileira”, afirma Nivia Maciel, secretária de combate ao racismo da Fetamce. O evento contará com a presença de mais servidores municipais da Região de Itapipoca, além de representantes do movimento negro, quilombolas e demais militantes dos direitos humanos.

Currículo de Luís Antônio

Formado em Filosofia – Seminário Maior de Santo Agostinho (1989)- Moçambique, possui a Graduação em Sociologie – Universite de Paris VIII (1996)- França, Graduação em Ethnologie – Universite de Paris VIII (1997)-França, Mestrado em Anthropologie et Sociologie du Politique et du Développement – Universite de Paris VIII (1998)- França e Doutorado em Anthropologie et Sociologie du Politique. – Universite de Paris VIII (2002)-França. Atualmente é professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira -UNILAB -Ceara/Brasil . Tem experiência na área de Antropologia e Sociologia da Politica, com ênfase em Antropologia Social e Cultural atuando principalmente nos seguintes temas: identidades socio -cultural e politica, étnico-raciais, religiosidade de Matriz Africana, estudos Africanos e Afro-descendentes, África, Brasil.