Parada LGBT celebra a igualdade de oportunidades no serviço público

Cerca de 800 mil pessoas compareceram a XV Parada da Diversidade Sexual de Fortaleza, realizada domigo (16/11), na avenida Beira Mar. A Fetamce – Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará marcou presença no desfile com um trio elétrico que levou a mensagem da igualdade de oportunidades no serviço público, através da campanha “Serviço Público de Todas as Cores”.

A campanha entra em sintonia com o tema da Parada 2014, que foi “Chega de Impunidade! É hora de tornar crime a homofobia, transfobia e lesbofobia”, com uma defesa direcionada ao projeto de lei da Câmara (PCL) 122. Proposto originalmente pela então deputada federal Marta Suplicy (PT-SP), o projeto prevê a equiparação entre o racismo e a opressão de caráter homofóbico praticado contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT).

Dessa forma, o desfile foi uma grande festa da cidadania e recebeu jovens, adultos, idosos e até crianças, que celebraram as quase 10 horas de atividade com muita simpatia. “O amor é a força que move o mundo e hoje estamos aqui para afirmar que consideramos justa toda forma de amor. O amor heterossexual não é maior e nem é melhor que o amor homossexual, são apenas representações diversas do querer bem, de construir uma família. Precisamos, assim, preparar o mundo para viver as diversas orientações e trabalhar a igualdade de oportunidades, eliminando o que realmente não é aceitável e nem normal: o preconceito. Temos que inculcar essa consciência nas pessoas”, enfatizou, em seu discurso, Enedina Soares, presidenta da Fetamce.

Organização

Organizada pelo Grupo de Resistência Asa Branca (Grab), a Parada contou com a participação de autoridades municipais e estaduais, além de representantes do movimento sindical e social de várias partes do estado, com destaque para o comparecimento das organizações sindicais do ramo dos servidores municipais, que ocuparam o trio da Fetamce.

Ainda no trio, a Federação contou com a participação de vários populares que trouxeram ainda mais colorido para a atividade, por meio da grande variedade de fantasias, com anjos, gatos, drags e muito humor.

O trio dos municipais contou também com a participação dos atores do grupo “As Travestidas”, que realizaram performances no palco e sacudiram o público com dublagens e coreografias. A apresentação do trio foi realizada pelo jornalista Rafael Mesquita, assessor de imprensa da entidade.