Professores de Caucaia conquistam 6,81% de reajuste salarial

Em negociação realizada na manhã desta quarta-feira, 28 de fevereiro, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep) voltou a debater com a Secretaria Municipal de Educação (SME) a proposta de reajuste salarial dos professores.

Após serem rejeitas propostas que não atendiam aos anseios dos trabalhadores, a secretária de Educação chamou o sindicato para apresentar uma nova contraproposta a fim de atender à reivindicação da categoria, que defende o respeito à Lei do Piso Nacional do Magistério, com uma reposição salarial de 6,81% para o magistério.

Depois de um longo debate, a Secretária Lindomar Soares apresentou uma proposta final para ser apreciada pelos educadores: reajuste integral linear de 6,81%, sendo pago em 02 (duas) parcelas. 3,41%, a ser implantado em março de 2018 e com efeito retroativo a janeiro de 2018; e mais 3,40% em agosto, com efeito retroativo a janeiro de 2018.

Importante dizer que o reajuste de 3,41% em março será pago com retroativo integral deste período nesta mesma folha de pagamento (meses de janeiro, fevereiro e março). O restante do retroativo (3,40% referente ao período de janeiro a julho de 2018), será aplicada a partir de agosto, pago em até cinco parcelas, iniciadas em agosto.

Após a discussão no Gabinete da SME, a proposta foi apreciada pelos professores, que se reuniam em assembleia também na manhã de hoje. Após leitura da ata, a categoria aprovou integralmente a proposta.

“Nosso desejo era ter o reajuste sem este parcelamento, mas o avanço foi muito grande. Saímos de um contexto que não tínhamos a garantia do retroativo e agora, por força da nossa mobilização e da nossa unidade, conseguimos 6,81% integral de aumento salarial”, comentou Maria Santos, presidente do Sindsep.

Histórico

Na negociação anterior, realizada no dia 23 de janeiro, com a presença do próprio prefeito Naumi Amorim, a prefeitura propôs, inicialmente, 5,12%. Depois a gestão construiu uma proposta de reajuste escalonado, dividido em 02 (duas) parcelas: 3,41% de reajuste, a ser implantado em março de 2018 e com efeito retroativo a janeiro de 2018; e mais 3,40% em agosto, perfazendo 6,81%, retroativo a maio de 2018.

Na assembleia de 27 de janeiro, os servidores reforçaram a rejeição ao reajuste sem a garantia do retroativo. O entendimento dos profissionais do magistério era crescer a luta até alcançar a integralidade do benefício, confirmado agora.