Professores ocupam SME e deliberam jornada de trabalho da próxima semana

Em assembleia extraordinária realizada hoje (12), na sede da Secretaria Municipal de Educação, os professores de creches deliberaram que, a partir da próxima segunda-feira (17), aqueles que tiverem cuidador em sua sala vão seguir jornada de tempo integral, no entanto, com uma pausa de duas horas para o almoço, e 20 minutos de lanche pela manhã e outros 20 minutos à tarde. Aqueles que não tiverem cuidador, trabalharão até as 11h.
A assembleia foi provocada pela reunião com o titular da pasta hoje, após ocupação do prédio da SME pelos professores. Os trabalhadores reivindicam o tempo corrido de trabalho, entrando às 7h e saindo às 13h. A Prefeitura, por sua vez, determinou que os professores de creches terão que trabalhar em tempo integral, entrando às 7h e saindo às 16h, com 1 hora para o almoço.

O secretário de Educação disse que o tempo corrido seria inviável e solicitou da categoria um estudo de lotação que não ampliasse os gastos. A SME ficou de enviar ao Sindsep a folha com as lotações para ajudar no estudo. A Prefeitura se prontificou a dar uma resposta em 1 semana após o recebimento do estudo.

“O que hoje é pedido é algo que vai ser bom, pois vai estar dando uma qualidade de vida do professor, que tem uma rotina acelerada. É um grupo forte e decidido e estamos juntos com eles até o fim”, disse Maria Santos, dirigente do Sindsep.