Seminário na CUT Ceará debaterá o combate ao racismo

O Dia da Consciência Negra, celebrado amanhã, dia 20 de novembro, será marcado com a realização do Seminário Estadual de Combate ao Racismo, durante toda a manhã. O evento é realizado pela CUT-CE e conta com a parceria de movimentos sociais e da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce).

O evento irá celebrar a resistência do povo negro. O Secretário de Combate ao Racismo da entidade, Antônio Ricardo Lima, dá o recado: “É urgente despertar a sociedade brasileira para a questão da consciência negra neste 20 de novembro. O racismo acontece todos os dias, fundamentalmente quando se trata da juventude negra, com números alarmantes de jovens negros mortos, principalmente pela Polícia. Precisamos combater a fundo esse tipo de extermínio da nossa juventude”, enfatiza.

Ainda de acordo com Lima, o País já avançou muito nesse contexto, “principalmente nos governos Lula e Dilma, a exemplo do sistema de cotas nas universidades, Prouni e Fies”. Para o dirigente, políticas públicas como essas são avanços, mas a sociedade precisa ir além. “E esse avanço tem que ser no dia a dia, na convivência com os negros e no respeito à sua cultura e religião”, enfatiza.

A atividade integra a agenda de mobilização estadual da campanha “Serviço Público de Todas as Cores – Construindo a igualdade de oportunidades através do combate à homofobia, ao racismo e à violência contra a mulher”.

Programação:

8h30min – Abertura do Seminário: “Racismo Nunca Mais”, na sede da CUT-CE. Rua Solon Pinheiro, 915 – bairro José Bonifácio. (*)

9 h – Mesa de Debates: “O Extermínio da Juventude Negra”. Debatedores: Geyse Anne da Silva, militante do Coletivo ENEGRECER; e Felipe Benevides, integrante do Levante Popular da Juventude

10h30min – Aula-show: “Brincando e Desconstruindo o Racismo”. Palestrante: professor Valmir de Almeida, escritor, radialista e professor, com especialização em  história afro-brasileira

12h – Lançamento do Livro: “O Racismo no Futebol”, publicado  pela  Federação dos Trabalhadores em Processamento de Dados (Fenadados)

13h – Encerramento do Seminário