Servidores de Caucaia podem deflagrar greve geral

Desde segunda-feira (13/05), os professores e servidores de Caucaia estão com as atividades paralisadas, aguardando respostas da Prefeitura sobre as demandas dos trabalhadores, que tratam do reajuste do piso do magistério, da aplicação de 33% para atividades extra-classe e planejamento, como indica a Lei do Piso dos Professores, e as demandas de estabelecimento do plano de carreira dos servidores de nível fundamental e médio da área da educação.

Nos três últimos dias, as negociações não avançaram, mesmo com a proposta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep) de debater com o Prefeito Washignton Góis a construção de uma negociação. Os profissionais reivindicam 16% de reajuste, para equipar o piso pago na cidade ao valor defendido pelo Ministério da Educação, que é de R$ 1.695,80, conforme a Portaria 344/2013. “Tivemos reunião com o Secretário de Educação onde foi proposto pelo sindicato uma intermediação para uma audiência com o Prefeito”, disse Enedina Soares, diretora do Sindsep. “A categoria deseja que a Prefeitura apresente uma resposta”, completou. Os professores reivindicam ainda que recurso do Fundeb repassados em abril seja rateado entre a categoria.

Sem acordo e sem avançar nas negociações, os servidores aprovaram a continuidade do movimento, com a manutenção das paralisações até sexta-feira (17/05). “Cada vez mais se consolida a possibilidade de deflagrarmos greve geral, que será discutida em assembléia na segunda-feira, dia 20 de maio, caso as conversas não evoluam. Estamos em maio e não dá mais para esperar”, falou Enedina.

Veja o calendário de paralisações:

Manhã – 9h – Concentração na Praça da Câmara de Vereadores

Tarde – Visita aos locais de trabalho