Servidores de nível Médio e Fundamental recebem salário reajustado pelo PCC

O fruto começa a ser colhido. Na semana passada, os servidores de nível Médio e Fundamental passaram a receber seus salários reajustados pelo Plano de Cargos e Carreiras (PCC) das categorias, com R$ 750 para a primeira referência do nível Fundamental e R$ 950, para a do Médio. O plano havia sido aprovado na Câmara Municipal em novembro do ano passado e foi conquistado após a primeira greve das duas categorias, que recebiam um salário mínimo. Em abril, os servidores começam a ser enquadrados nas demais referências do Plano.

Denilano Oliveira, 28, sabe bem que a conquista não foi fácil. Agente administrativo, ele participou ativamente das mobilizações no ano passado e hoje comemora a vitória. “Foi um avanço relevante para toda a categoria. Analisando os planos de carreiras de outros municípios, percebe-se que os valores de nossas referências prevalecem”, analisa.

Servidor de nível Médio, ele lembra que o salário mínimo era consumido rapidamente com as despesas pessoais. “Eu gastava mais com faculdade, transporte e alimentação. O reajuste ajuda mais o orçamento pessoal”, disse, elogiando a participação do Sindicato dos Servidores Municipais na luta. “Sabíamos da história de luta (do Sindicato) no Município. Eles foram muito importantes nessa conquista”, agradece.

Os servidores, no entanto, não vão parar de lutar. Durante o Ato Unificado da Campanha Salarial 2014, na semana passada, anunciaram a reivindicação pelos vales transporte e alimentação pautas a serem debatidas na mesa de negociação da Prefeitura com ser trabalhadores do serviço público, agendada para esta sexta-feira (11).

Saiba mais

O PCC para os servidores de nível Médio e Fundamental fora prometido pela Prefeitura durante as negociações da Campanha Salarial de 2013. No entanto, o poder público não cumpriu os prazos, e, dessa forma, impossibilitou tempo hábil para que o documento fosse analisado e aprovado na Câmara Municipal. O atraso provocou a primeira greve das duas categorias, em outubro. Quase um mês depois, a Administração municipal enviou à Casa legislativa o PCC, com pedido de urgência urgentíssima. O plano foi aprovado no final de novembro e a lei sancionada em seguida.

Imagem: servidores aprovam greve