Servidores municipais de Caucaia distribuem urnas para o plebiscito da reforma política

O Sindicato de Servidores Públicos Municipais de Caucaia realizou na manhã de hoje (28) a distribuição de urnas para o Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. Os trabalhadores de Caucaia se unem, com esta iniciativa, ao movimento estadual deflagrado pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal no Estado do Ceará (Fetamce), que, durante reunião de Planejamento, discutiu a meta da categoria nas cidades do Ceará para o Plebiscito.

Para quem ainda não sabe, o movimento, popularmente conhecido como Plebiscito da Reforma Política, é uma iniciativa nacional criado conjuntamente por centenas de organizações sociais e indivíduos após as manifestações de junho de 2013 e que tem como objetivo principal sensibilizar a sociedade para, através da participação popular, chamar uma Assembleia Constituinte com representantes eleitos sob novas regras e exclusivamente para criar um novo sistema político com mais democracia.

“Isso porque , mesmo que em opiniões expressadas de forma distinta, a sociedade tem avaliado um mesmo cenário: o sistema político é controlado, hoje, pela elite e o poder econômico, os trabalhadores estão sub-representados e, portanto, salta aos olhos a necessidade de uma reforma na política imediatamente”, explica a presidenta da Fetamce e servidora de Caucaia, Enedina Soares.

Sendo assim, os servidores municipais organizados terão o objetivo de colher pelo menos, em cada, cidade, um total de 3 mil votos para o Plebiscito. Em Caucaia a meta avançou para 10 mil.  Um dos alvos principais  do movimento durante a coleta serão as escolas municipais. A arrecadação de votos do Plebiscito Popular ocorrerá na Semana da Pátria (01 a 07 de Setembro de 2014), aonde todos responderão à seguinte pergunta: “Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?”.