Sindsep Caucaia é impedido de entrar na Creche Comunitária São José

Os dirigentes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep) foram impedidos de ingressarem nas instalações da Creche Comunitária São José, que pertence à rede municipal de ensino de Caucaia. O fato aconteceu na última sexta-feira, 15 de fevereiro. O sindicato foi à unidade de ensino infantil por solicitação das professoras do local.

A reunião demandada pelas educadoras acabou ocorrendo na rua, em frente à escola. A categoria reclama que a creche, que é de tempo integral, não conta com merendeiras, auxiliares de serviços gerais, cuidadores e auxiliares de sala. “As profissionais estão preocupadas com as crianças atendidas pela creche, pois elas não têm quem faça a alimentação, a limpeza e todo o apoio necessário. É muito grave”, destacou Karla Bessa, diretora do Sindsep.

O espaço de educação infantil passa pelo mesmo problema vivenciado por diversos escolas de Caucaia, pois, neste ano, a prefeitura deu início ao ano letivo sem lotar os chamados servidores e funcionários contratados para o apoio escolar, que vai da vigilância à limpeza. O fato, inclusive, propiciou um assalto em uma das unidades que estavam totalmente desprotegidas.

Segundo informaram ao Sindicato na porta da Creche, a decisão de impedir a entrada foi da gestão. “Tentamos argumentar que isso não podia acontecer, que era nosso direito entrar. Avisamos que isso isso se tratava de uma postura antissindical, mas não teve jeito. Fomos barrados”, lembrou Karla Bessa.

A falta de profissionais auxiliares nas escolas é pauta das manifestações e ações do sindicato iniciados nesta semana, que seguem até a prefeitura resolver o problema por completo.