Sindsep cobra intermediação do Ministério Público para retorno de obras de posto de saúde do Tabapuá

Nesta quarta-feira (9), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindsep) de Caucaia, juntamente com o Conselho Comunitário do Parque Tabapuá, foram ao Ministério Público Estadual para pedir intermediação do órgão no retorno das obras de reforma do posto de saúde do bairro, paralisadas desde 2012. As entidades apresentaram ainda relatório contendo denúncias dos moradores quanto ao funcionamento do posto Tabapuazinho, unidade para o qual os usuários do Tabapuá foram deslocados.

João Neto Maciel, presidente do Conselho Comunitário do Parque Tabapuá, informou a unidade do Tabapuazinho atende, hoje, a quatro comunidades: Tabapuazinho, Tabapuá, Ipiranga e Vila Nova. Segundo ele, essas comunidades possuem alto percentual de idosos, e como o local é de difícil acesso, o deslocamento à unidade torna-se complicado. Ele denunciou ainda a falta de segurança no entorno da unidade de saúde.

Representando o Sindsep, Enedina Soares falou que durante a greve dos enfermeiros do Programa de Saúde da Família, em março, os profissionais denunciaram ao prefeito a superlotação da unidade. Ela explicou que o posto do Tabapuazinho já possuía uma equipe do PSF, e agora, com o deslocamento dos usuários do Parque Tabapuá, aumentou o atendimento, possuindo, no entanto, três equipes incompletas para atender às quatro comunidades.

“Com todas essas barreiras impostas, houve redução no uso do equipamento público. População não está indo mais ao posto de saúde, e a maior parte não possui  plano de saúde. Isso é um dado alarmante”, João Neto.

Na audiência, foi proposto que o atendimento aos usuários seja realizado no Centro Comunitário, durante o tempo da reforma.

Saiba mais

Segundo a Prefeitura, a reforma da Unidade Básica de Saúde Afonso de Medeiros (Tabapuá) estava orçada em R$ 329.269,82. O poder público, contudo, não concluiu a reforma.

Dezembro de 2010 a unidade foi desativada, por conta da estrutura física precária. A obra foi iniciada em junho de 2012 e era para ser concluída em cinco meses.

Nesta sexta-feira (11), será realizada uma reunião de representantes do Conselho Comunitário do Parque Tabapuá, do Sindicato com o secretário de saúde, às 9h, na Secretaria de Saúde.