Sindsep inicia atos regionais do estado de greve pela Rota Sede

Em estado de greve, os profissionais da educação de Caucaia, organizados pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindsep), iniciaram os atos regionais da campanha salarial 2016. Nesta terça-feira, dois de fevereiro, os trabalhadores lotados em repartições públicas da região Sede abriram a agenda de atividades locais, que vai percorrer toda a cidade.

Os professores reivindicam reajuste salarial de 11,36%, o pagamento de licença prêmio convertida em dinheiro e o abono salarial de 2015. Para os servidores da educação fora do magistério, a luta é por reajuste e auxílios transporte e alimentação.

Além dos funcionários públicos, o evento, que foi marcado por passeata pelas principais ruas da Rota Sede, contou com a participação de estudantes e pais.

A paralisação abriu espaço também para a crítica a uma portaria publicada pela prefeitura no dia 26 de janeiro, no Diário Oficial do Município, que estende em 60 dias qualquer decisão sobre o pagamento de vantagens, aumento, reajuste ou adequação de remuneração a qualquer título dos servidores da Secretaria de Educação.

Durante o percurso, os profissionais que ocuparam as ruas criticaram o abandono da cidade, que não tem infraestrutura nas ruas, tomadas por buracos e que causaram riscos de acidentes ao público do ato.

Os manifestantes também lembraram que os encontros nas rotas objetivam fortalecer a mobilização para a assembleia geral dos trabalhadores da educação de Caucaia, marcada para o dia 17 de fevereiro, que pode deflagrar greve geral, caso as negociações com a prefeitura não avancem.

Acompanhe a agenda dos demais encontros:

03/02 – Rota Jurema – Concentração na Caixa Econômica – 9 horas

04/02 – Rota Praia e Garrote – Concentração no Mercantil Líder no Icaraí – 9 horas

05/02 – Rota BR 020 e BR 222 – Concentração da Praça do Capuan – 9 horas

17/02 – Avaliação da instalação de greve na Educação – Grêmio de Caucaia (R. Pres. Castelo Branco, 194) – 9 horas