Sindsep negocia diretamente com o prefeito e enfermeiros suspendem greve

Vitória da persistência. Os enfermeiros do Programa Saúde da Família (PSF) que trabalham em Caucaia se reuniram hoje (14) no gabinete do prefeito para negociar diretamente com o gestor as reivindicações da categoria. Ao contrário das reuniões anteriores, nesta, houve avanço. O chefe do Executivo afirmou que o projeto de Lei do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ) será enviado com urgência para votação na Câmara Municipal, o que trará mais recursos para serem investir nas equipes, caso seja aprovado.

Sobre o aumento do salário-base, o gestor se comprometeu a receber os trabalhadores para negociar novamente entre maio e junho, quando for divulgado o índice alcançado pelo Município na Lei de Responsabilidade Fiscal, após os cortes que vêm sendo feitos. No momento, de acordo com relatório repassado pela Prefeitura ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Caucaia está no limite prudencial da LRF, tendo, portanto, que reduzir os gastos com a folha de pagamento pessoal.

Após a reunião, os trabalhadores decidiram pela suspensão da greve, saindo com o compromisso do prefeito em abonar as faltas dos dias não trabalhados.

A greve dos enfermeiros foi deflagrada no dia 6 de março e foi gerada pela falta de sinalização do poder público em proporcionar melhores condições de trabalho para os profissionais e pelo aumento do salário-base da categoria.