Sindsep participa de Curso que debateu propostas para a reforma do sistema político


A diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep) participou no último domingo (27/07), no CUCA Mondubim, em Fortaleza, do “Curso das Mil”, formação promovida pelas entidades que integram a campanha do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político.


A atividade teve como objetivo debater sobre os temas cruciais inerentes as propostas sobre a reforma do sistema político nacional, tais como as formas de financiamento das campanhas eleitorais, redução da jornada de trabalho, reforma agrária, reforma urbana, a ampliação da representação de mulheres, população negra, juventude, população indígenas, dentre outras.


No Ceará, a campanha do plebiscito popular está estruturada em todas as regiões do estado. O comitê estadual aglutina dezenas de sindicatos, organizações e movimentos sociais. A secretaria operativa do movimento está sediada na Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE).


A votação do plebiscito popular ocorrerá na Semana da Pátria (1 a 7 de Setembro) de 2014, e qualquer pessoa ou grupo pode organizar um local de votação com uma urna. Toda a mobilização realizada hoje culminará na votação que terá uma única pergunta: Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?


O Sindsep, além de integrar o comitê do plebiscito em Caucaia, será uma das organizações a montarem uma urna de coleta para a votação.


“A reforma do sistema político é necessária para avançar na conquista da democracia, da soberania e das necessidades de todos os setores oprimidos. Queremos um Brasil que deixe de resguardar os interesses da minoria privilegiada das classes dominantes e seja totalmente plural e apontado para as necessidades de seu povo, formado em sua essência pela classe trabalhadora”, declarou Maria Santos, presidenta do Sindsep Caucaia.


A mesa de trabalhos do Curso das Mil teve a participação de Graça Costa, servidora municipal de Quixadá e representante do segmento na direção nacional da CUT, na secretaria de relações do trabalho.