Os professores e demais servidores da Educação de Caucaia iniciam amanhã (terça-feira – 23/02) greve na rede municipal. A paralisação começa com ato público, que será realizado a partir das 9 horas, na Praça do Espaço Cultural de Caucaia (Praça do Anfiteatro – na entrada do município, BR-222). Os trabalhadores pretendem fechar a rodovia durante o movimento.
Conforme o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep), o que motivou a greve foi a prefeitura não ter acatado as demandas apresentadas pelos funcionários na pauta prioritária da campanha salarial:
– Reajuste de 11,36% para os professores e servidores da Educação;
– Reajuste do auxilio refeição;
– Reajuste do auxilio transporte e ampliação para os demais empregados;
– Pagamento da licença prêmio convertida em pecúnia;
– Pagamento de abono de 2015;
– Não desconto do imposto sindical;
– Pagamento de progressões.
A ação paredista foi aprovada em assembleia geral realizada na última quarta-feira (17) e só começa amanhã tendo em vista que os funcionários aguardavam o prazo legal de 72 horas estipulado por lei, a partir do anúncio da categoria, para iniciar o protesto.
A gestão da cidade, com a pressão provocada pela decisão de greve, chegou a apresentar uma nova proposta na sexta-feira (19/02). O executivo sugeriu 7,05% de reajuste salarial para o magistério, que seria aplicado a partir de maio e com efeito retroativo a janeiro, além de aumento 5,4% para os outros funcionários da educação, sendo este último válido só a partir de junho.
Entretanto, o Sindsep já rechaçou a possibilidade de acordo com a oferta do poder público e diz que esta representa um retrocesso nas conquistas acumuladas pela categoria, afora o índice apresentado estar abaixo da inflação acumulada de 2015, que alcançou o patamar de 10,67%.
“Não vamos admitir tamanho anacronismo. Nós sabemos que podemos avançar na pauta e vamos mostrar nossa indignação com a intensificação da greve, até que o município compreenda qual o seu papel”, disse Enedina Soares, servidora de Caucaia e presidente da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce).
Acompanhe o calendário da greve dos servidores da educação de Caucaia:
23/02 – Ato público na Praça do Espaço Cultural de Caucaia (Praça do Espaço Cultural de Caucaia (Praça do Anfiteatro – na entrada do município, BR-222), concentração às 8 horas e início às 9 horas;
24/02 – Ato no Gabinete do Prefeito, às 8 horas;
25/02 – Ato na Câmara Municipal, às 8 horas;
26/02 – Ato na Praça da Matriz, às 8 horas.
Assessoria de Comunicação:
Rafael Mesquita – (85) 98867.5620 e 99920.0333