Sindsep esclarece posicionamento da entidade sobre mudanças no calendário escolar

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep), Maria Santos, se pronunciou hoje (09/10) em reunião na sede da entidade sobre o debate feito nas mídias sociais a respeito de mudanças propostas pela Prefeitura no calendário letivo 2014. Ela esclarece que há inverdades sendo espalhadas a respeito do posicionamento do sindicato sobre a questão.

As postagens afirmam que a entidade teria colaborado com a mudança proposta pela gestão de antecipação do término do ano letivo para o dia 17 de dezembro, para isto realizando o expediente escolar em três sábados letivos (dias 22/11, 06 e 13/12). Ocorre que o posicionamento do Sindicato foi de que a Prefeitura deveria consultar a categoria. “Em nenhum momento concordamos com os sábados letivos, até porque, no passado, já havíamos nos posicionado de forma contrária. Porém, prezando pelo direito dos trabalhadores de escolherem o melhor encaminhamento possível, sugerimos ao município que escutasse o seu corpo de professores”, explicou a presidenta do Sindsep.

Segundo a SME, estes três sábados ficariam a cargo da escola escolher como se daria o funcionamento, podendo ser realizado neles, por exemplo, a culminância de projetos. “Não adianta fazer acusações ao Sindicato neste momento sobre esta questão, até porque entendemos que não podemos decidir sozinhos sobre uma demanda tão específica. Ambos os encaminhamentos têm seus prós e contra. Infelizmente, temos que escolher entre trabalhar três sábados ou ir mais adiante no calendário, ficando na escola depois do dia 17 dezembro. Cabe, agora, cada um racionalizar o que acha melhor, por isso vamos, por nossa conta, chamar uma assembleia da categoria na próxima semana, para apreciar a proposta e tirar de lá, por meio de votação, um único encaminhamento, definido democraticamente”, finalizou Maria Santos.

Saiba mais

O calendário municipal prevê a realização de 200 dias letivos. Este ano, considerando datas comemorativas e feriados, os dias de trabalho foram distribuídos da seguinte forma, mês a mês:

·         Fevereiro 20

·         Março 16