Em greve por melhores salários e condições de trabalho, os professores da rede pública municipal de Caucaia (CE) fizeram uma manifestação na Praça da Igreja Matriz, na manhã desta quinta-feira (28), de onde seguiram em passeata pelas ruas do Centro da cidade até ao gabinete do prefeito Naumi Amorim.
A pressão realizada pelo ato na porta da sede do executivo surtiu efeito e arrancou a realização de reunião. Sendo assim, uma comitiva de representantes dos trabalhadores foi recebida pela assessoria jurídica da prefeitura. Os grevistas reivindicaram a apresentação de uma proposta plausível, capaz de encerrar a paralisação.
Os profissionais querem um reajuste salarial de 4,17%, mas o prefeito acenou com apenas 1% de reposição. A assessoria jurídica adiantou, no entanto, que a Secretaria de Finanças do Município estuda a possibilidade de oferecer um percentual intermediário: maior que o 1% oferecido e menor que os 4,17% reivindicados pela categoria.
Os representantes do prefeito assumiram o compromisso de entrar em contato, até sexta-feira (29/03), com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindsep Caucaia) e formalizar uma nova proposta. “Aquilo que não puder ser atendido, será justificado”, acenou o advogado da prefeitura.
De acordo com a presidenta da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Ceará (Fetamce), Enedina Soares, os professores esperam a apresentação de uma proposta que atenda minimamente as demandas da categoria e que seja capaz de incentivar os profissionais a retornarem à sala de aula na próxima semana.
“Saímos da reunião no gabinete com esperança diante do posicionamento do advogado, que nos colocou que estaria apresentando uma nova proposta até sexta-feira”, concluiu Enedina Soares.
Com informações de texto da Confetam/CUT