Assembleia dos professores de Caucaia rejeita os sábados letivos


Além de tratar do reajuste salarial dos professores, que conseguiram o índice de 6,81% de reposição com retroativo parcelado, a assembleia do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep), realizada na manhã desta quarta-feira, 28 de fevereiro, rejeitou os sábados letivos propostos pela prefeitura.


 


A categoria rejeitou novamente o calendário apresentado pela Secretaria de Educação, que previa a utilização de 10 sábados letivos, incluindo, inclusive, os dias 24 e 31 de dezembro. O entendimento dos trabalhadores é que esses 10 dias letivos sejam colocados dentro do calendário regular e legal, ou seja, caindo em janeiro de 2018.


 


“Temos a compreensão que a carga-horária de 40 horas semanais é cumprida e que o sábado letivo ultrapassa a jornada semanal do professor estabelecido no ato de nomeação e na legislação local. Lutamos muito pelo nosso Plano de Carreiras que garante este benefício. Nenhum passo atrás e nenhum direito a menos”, discursou Enedina Soares, presidenta da Fetamce e diretora do Sindsep Caucaia durante o encontro.


 


Conforme o Sindsep, a deliberação pela rejeição do sábado letivo considera que a carga-horária dos profissionais do magistério é bastante extenuante e que já houve uma luta muito árdua para não ter expediente nestes dias em Caucaia.


 


Já sobre as progressões foi informado que um novo encontro com a Secretaria de Educação será marcada para finalizar o debate sobre a demanda. Além disso, os demais pontos da Campanha Salarial serão tratados nos próximos encontros.