Educação: Sindsep Caucaia tem sua primeira reunião com a secretária Emília Pessoa

Diretoras do Sindsep Caucaia estiveram reunidas nesta quarta-feira (13/1) com a nova secretária de Educação, Emília Pessoa, para tratar de pautas específicas dos servidores da pasta. Participaram do encontro a presidenta do sindicato Maria Santos e as diretoras Catarina Lima e Francineide Albano, além da subsecretária Cláudia de Paula, do assessor jurídico Jardel Rodrigues e da secretária executiva Débora Braga.

“Temos encontrado as portas abertas para o diálogo com a nova gestão municipal. Foi nossa primeira reunião oficial com a Emília, enquanto secretária de Educação. Muitas das nossas pautas de reivindicações são antigas e ela já conhece. Tratamos de algumas mais urgentes e recebemos dela algumas respostas”, ressalta Maria.

O pagamento do retroativo das progressões dos profissionais do magistério inativos foi uma das pautas discutidas. Em resposta, a secretária Emília se comprometeu em conversar com a presidenta do Instituto de Previdência do Município de Caucaia – IPMC para resolver o impasse.

Durante a reunião, o sindicato foi informado que o prefeito Vitor Valim tinha conhecimento do encontro da entidade com a secretária Emília. Desta forma, ficou colocado que a pauta relacionada ao pagamento dos precatórios do Fundef será discutida em mesa de negociação direta com o prefeito.

Com relação à seleção de núcleo gestor das escolas municipais, ficou acordado com a secretária que o Sindsep Caucaia fará um ofício resgatando todo o processo de seleção que aconteceu em 2019, cobrando uma errata do resultado no edital. Na reunião foi apresentada a problemática de que existem escolas que ficaram sem núcleo gestor, enquanto aprovados não tiveram seus nomes divulgados na lista tríplice.

Segundo as dirigentes que participaram do encontro, questionada quanto ao retorno das aulas presenciais, a secretária informou que somente acontecerá com o aval das organizações de saúde, quando existir um projeto pedagógico definido e quando as escolas estiverem estruturadas. Na oportunidade, o Sindsep Caucaia apresentou a posição de que as aulas presenciais só devem acontecer após a vacinação da comunidade escolar.

Emília Pessoa informou ainda que as vagas para professores e profissionais de apoio contratados em Caucaia serão ocupadas por meio de uma seleção pública.

SECRETARIA DE FINANÇAS

Nesta mesma quarta-feira (13/1), dirigentes do Sindsep Caucaia também estiveram reunidas com o secretário de Finanças, Planejamento e Orçamento, George Veras Bandeira. Na ocasião foram apresentadas pelas dirigentes Karla Bessa e Lionete Silva as principais reivindicações financeiras dos servidores caucaienses. George tinha o intuito de conhecer as pautas e assumiu o compromisso de reunir o secretariado da nova gestão para tratá-las com seus respectivos gestores. O secretário se comprometeu ainda em endossar a solicitação de uma mesa provisória de negociação da gestão com o sindicato.