Nota de repúdio à insegurança nos locais de trabalho

Diante de novos episódios de ameaça à segurança e à integridade física dos servidores municipais de Caucaia, o Sindsep vem a público novamente cobrar atenção da prefeitura para os problemas, assim como responsabilizar a gestão municipal pela total insegurança que vivem as repartições públicas da cidade e os seus profissionais.

Abaixo nota publicada no ano passado que reflete esta revolta e mostra o nosso grito por socorro:

NOTA DE REPÚDIO À INSEGURANÇA

O clima não poderia estar pior para os servidores de Caucaia. Ameaças, agressões, assaltos, desorganização e perseguição são alguns dos males enfrentados pelos trabalhadores(as) da cidade.

A Prefeitura de Caucaia realizou cortes na infraestrutura de segurança do município e o que já era precário, tendo em vista que esses postos de trabalho deveriam ser ocupados por guardas municipais de carreira e não por vigias terceirizados ou contratados, piorou.

Hoje, só o hospital tem guarda municipal, enquanto postos de saúde, escolas, equipamentos de assistência e tantos outros postos de trabalho do serviço público estão totalmente desguarnecidos.

A todo o momento, servidores chegam ao sindicato para relatar de perseguições, assédios e diversos assaltos. Uma dessas pessoas apresentou, inclusive, quase uma dezena de boletins de ocorrências de repetidos furtos que foi vítima na saída ou na entrada do seu local de trabalho.

Precisamos que os gestores do nosso município acordem para a cruel realidade que nós trabalhadores estamos enfrentando. Além disso, queremos questionar por que quando há cortes sempre se começa nos serviços essenciais? Por que não há cortes nos grandes cargos comissionados?

A preocupação dos(as) trabalhadores(as) tem outros motivos também. Caucaia tem a promessa de um concurso público e neste concurso precisamos que sejam disponibilizadas vagas para guardas municipais, para que estes profissionais de carreira possam fazer a nossa segurança. Aproveitamos o ensejo para perguntar: cadê o concurso prometido, senhor prefeito?

É hora de um pacto por nós trabalhadores e pelos usuários e consumidores dos nossos serviços de educação, saúde, assistência e outros. É hora de uma solução imediata para esse caso. Basta de insegurança no serviço público de Caucaia!

Direção do Sindsep Caucaia