Prefeitura irá acatar recomendação do MP e convocar professores aprovados em concurso

O Ministério Público do Ceará expediu ontem (07) recomendação que orienta a Secretaria de Educação de Caucaia a convocar e contratar, imediatamente, os professores aprovados no concurso 2016. Porém, o grupo irá ocupar as vagas temporariamente, excepcionalmente, tendo em vista que o município decretou estado de emergência. Devem ser chamados inclusive aqueles que compõem o cadastro de reserva.

Diante disso, está dispensada a necessidade manter de profissionais contratados nos cargos, assim como estar descartada, por sugestão do MP, a realização de uma outra seleção pública, a ser que os concursados não cubram a carência dos postos de trabalho. Além disso, o promotor de justiça do caso pede que, no período de 60 dias, a Secretaria apresente estudo e comunique ao MP um cronograma de convocação de forma efetiva.

Prefeitura foi ouvida

Após tomar conhecimento da recomendação, o Sindsep foi hoje (08) cedo tratar do documento com o Executivo Municipal. Em diálogo com o Secretário Executivo de Educação, Vicente de Paulo, foi confirmado que o município irá acatar a orientação no Ministério e deverá divulgar edital nos próximos dias convocando os professores do concurso.

Por outro lado, a gestão afirma que precisará, de toda forma, chamar seleção pública, pois os selecionados e os que estão no cadastro de reserva do concurso não cobrem toda a demanda de professores para a cidade.

Por sua vez, o Sindsep informa que vai continuar acompanhando para tentar assegurar a transparência, assim como a nomeação definitiva de todos os aprovados no concurso. Porém, a entidade já reconhece esta como uma vitória parcial.