Chegamos ao dia 04 de janeiro de 2019 sem que os servidores municipais da Educação de Caucaia recebessem os salários. Mais uma vez, conforme a Prefeitura, houve “um problema no sistema referente à folha dos professores temporários (sic) e segundo a (Secretaria de) Administração não é possível separar os eventos. Dessa forma, o nosso pagamento será efetuado amanhã. Grata pela compreensão”, justificou neste quinta-feira, 03, a secretária de educação da cidade, Camila Bezerra.
Desde o início da semana, a presidente do Sindsep vem questionando a gestão sobre os pagamentos, que, no passado, eram efetuados sempre no último dia útil de cada mês. “Queremos deixar claro que desde quando a gestão Naumi Amorim tomou posse o sindicato vem cobrando um calendário de pagamentos, seja anual, trimestral ou semestral, pelo menos. Nós reforçamos esta demanda nos últimos dias e achamos complicado esse suposto erro de sistema se repetir tantas vezes, como vem alegando a prefeitura. Queremos uma organização efetiva destes pagamentos, pois nós trabalhadores temos compromissos a honrar”, sustenta Maria Santos.
A promessa, como colocado pela secretária Camila Bezerra, é do pagamento ser efetuado ainda nesta sexta-feira. A Secretaria de Administração ratifica o comunicado da gestora. De acordo com as informações obtidas, as demais secretarias quitaram os benefícios de seus empregados, restando somente a pasta da Educação. Embora do ponto de vista legal o município tenha até o 5° dia útil para fazer o pagamento, a categoria cobra compromisso com a saúde financeira dos trabalhadores, que vem acumulando juros e multas.