Progressões do Magistério: IPMC explica motivo pelo qual 16 aposentados não tiveram implementação

Em decorrência a reivindicação de alguns professores aposentados que, mesmo enquadrados nos critérios, não tiverem a progressão horizontal implementada, o Sindsep Caucaia esteve reunido no dia 25 de outubro com o Instituto de Previdência do Município de Caucaia – IPMC para esclarecimentos. Presentes as diretoras do sindicato Karla Bessa e Catarina Lima, a presidenta do IPMC, Mirela Sousa, além da advogada e da atuária do instituto, Aline Guerra e Juliane Batista.

Ao todo, 16 servidores aposentados não foram beneficiados. Tiveram deferimento no processo e seus nomes foram divulgados na portaria referente aos inativos, publicada em 02 de outubro, no Diário Oficial da Prefeitura de Caucaia.

Segundo o IPMC, os inativos que não tiveram a progressão implementada, foram aqueles que se aposentaram por idade, invalidez e aposentadoria compulsória e entraram na regra dos proventos calculados pelos 80 últimos salários. Para que ocorra Implantação é necessário que a Secretaria de Administração elabore um mapa salarial dos 16 servidores.

“A presidenta Mirela informou que o IPMC estará enviando para a Secretaria de Administração a solicitação do mapa salarial e, após os cálculos, será finalmente realizada a progressão desses 16 servidores restantes. Ainda não há definição de pagamento, mas o Sindsep vai continuar na cobrança para garantir que esse direito alcance a todos e a implementação ocorra o mais rápido possível. Afinal, já está mais do que atrasado”, ressaltou a diretora Karla Bessa.

O  IPMC se comprometeu ainda de  enviar ao SIndsep Caucaia a relação com os nomes dos 16 aposentados e em que  situação se encontra cada um deles.