Seminário discute implantação de um terço da jornada extraclasse para o magistério

Foi realizado hoje (17), no auditório do Instituto Federal do Ceará de Caucaia, o Seminário: Desafios para a implantação do um terço para os professores. O evento faz parte da agenda de luta do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindsep) e contou com experiências de municípios que cumprem a jornada extraclasse estipulada pela Lei do Piso. Participou ainda o secretário de Educação, Ambrósio Lima. Ao final, foi acordado a criação de um Grupo de Trabalho, formado pelos trabalhadores e Secretaria de Educação (SME), para tratar da implantação jornada.

Durante o evento, representantes de Maracanaú, Eusébio e São Gonçalo do Amarante relataram suas experiências na implantação e cumprimento das 33 horas para o planejamento do professor. Ana Abreu, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Gonçalo, disse que o terço só foi implantado em seu município após a contratação de mais de 80 professores, e que será realizado concurso público para substituição dos professores contratados.

Professor Sávio, dirigente do Sindicato dos Servidores de Eusébio, o primeiro município da região metropolitana a implementar 1/3 (em 2009), relatou que, lá, os professores estão pela manhã em sala de aula, e, na parte da tarde o tempo, é dividido com planejamento e reforço para os mesmos alunos do turno da manhã.

Ambrósio Lima, secretário de Educação, afirmou que ainda não foi implantado um quarto em Caucaia, promessa do ano passado, por conta do orçamento reduzido de 2014. “Esperávamos o repasse federal de 155 a 160 milhões, mas veio 148 milhões”, disse.

Segundo ele, a Secretaria está no esforço de economizar, informando que já foram cortados 102 cargos comissionados em sua pasta, somente neste ano. “Em abril, estamos na esperança de recebermos mais recursos repassados pelo Fundeb; vindos mais recursos, será possível conceder um quarto neste ano”, afirmou.

Bonificação

Vilani Oliveira, representante de Maracanaú e presidente da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam), criticou a bonificação dos professores em troca do reajuste salarial. Segunda ela, a bonificação proposta para os professores que não tiverem faltas no ano é lamentável. “Parece que eles acreditam que a falta é não ter compromisso com o trabalho ou ter outros motivos, que não a doença”, criticou, completando que o docente não tem que receber bonificação, mas um salário digno.

Enedina Soares, representando o Sindsep e a Fetamce, cobrou do titular da pasta uma precisão de quando será implantado o terço em Caucaia, o qual respondeu que teria uma ideia após o recebimento dos recursos em abril. A sindicalista afirmou que agora serão duas frentes para fazer pressão para que a Prefeitura implante a jornada: a jurídica e a política.

Segundo informações da SME, compõem o quadro docente municipal hoje: 1985 professores efetivos; 320 diretores e coordenadores e 575 professores contratados.

Núcleo Gestor

Ambrósio informou ainda que em maio será realizada a seleção do Núcleo Gestor das unidades escolares. Segundo o titular, a SME conclui nesta semana a seleção da empresa que fará o processo seletivo.

As aulas de preparação para o concurso continuam em abril. Confira no site do Sindicato o cronograma das aulas.

A agenda de lutas, continua amanhã (18) com o DIA DE LUTA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DO CEARÁ, com concentração na Praça da Bandeira, às 8h, seguindo em caminhada à Praça do Ferreira.