Sindsep Caucaia endossa a campanha #NomeiaVitorValim

O último concurso da Prefeitura de Caucaia aconteceu no ano de 2016, no último ano de gestão do então prefeito Washington Góis, responsável pela homologação do processo. Iniciou-se então uma luta pelas nomeações dos aprovados que se estendeu pelos quatro anos de gestão do prefeito Naumi Amorim.

O prazo para a convocação dos aprovados no concurso foi prorrogado duas vezes durante os últimos cinco anos. A última prorrogação se deu no ano passado, por conta da pandemia de covid-19, e o prazo de vencimento do concurso é maio deste ano. Durante todo esse período, conquistas foram alcançadas. Mas é absurdo que dezenas dos aprovados até hoje não tenham sido nomeados. 

O Sindsep Caucaia acompanha essa luta desde o começo, quando aconteceram as primeiras convocações. Após acionar a justiça e celebrar três Termos de Ajuste de Conduta (TAC’s) com a Prefeitura de Caucaia, o sindicato, numa luta conjunta, conseguiu zerar as vagas e cadastro reserva para professores da Educação Básica no município. 

No entanto, muitos outros cargos não foram ocupados pelos aprovados no processo seletivo. São vagas de diversas áreas de atuação profissional para as secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Autarquia Municipal de Trânsito. Nos últimos anos, essas vagas vêm sendo preenchidas por profissionais contratados, enquanto aqueles que têm direito aguardam a convocação. 

Vale ressaltar que os 31 aprovados para os cargos de agentes de trânsito fizeram há muito tempo o curso de formação e também só estão aguardando a nomeação. Existe a necessidade desses trabalhadores, como de muitos outros nas várias secretarias, existem as vagas, temos os aprovados com qualificação, mas o que falta é a nomeação, que depende da gestão municipal. 

O Sindsep Caucaia destaca que a convocação daqueles que se dedicaram e passaram no concurso é direito e não um favor. Toda essa demora infundada mostra a falta de seriedade no cumprimento das regras do processo por parte da Prefeitura de Caucaia. É absurdo ter que correr atrás do que deveria ser uma etapa natural do concurso.

É preciso que a gestão municipal abra canal de diálogo urgente e resolva a problemática, tendo em vista o prazo de vencimento do concurso. Em paralelo, uma representação do Sindsep Caucaia em relação à questão corre na justiça. O sindicato luta para que, de fato, a justiça seja feita para todos os aprovados do concurso de 2016 e endossa a campanha #NomeiaVitorValim!