Sindsep participa da capacitação da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep) participou, nos dias 17 e 18 de julho, da capacitação da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora – CISTT de Caucaia. A capacitação foi realizada no Parque Botânico do município, promovido pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará – SESA e pelo Conselho Estadual de Saúde – CESAU.

A Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) é um importante instrumento de controle social e deve promover, fiscalizar e orientar as ações em Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS). Cabe também à CISTT propor e acompanhar a implantação de medidas para melhoria do serviço público e privado de Saúde do Trabalhador e integrar as diversas instâncias envolvidas nas ações de saúde.

Na ocasião, participaram da capacitação representantes do Sindsep, gestores/entidades de Caucaia ligadas à política de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora: secretarias e órgãos de Educação, de Meio Ambiente, de Trabalho e Emprego, da Previdência, de Saúde (vigilâncias, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest.

“Foi de suma importância a capacitação em relação à Saúde do Trabalhador e Trabalhadora para todos os segmentos. Compreendemos que essa Comissão Intersetorial terá um papel fundamental junto ao Conselho de Saúde do município de Caucaia. No entanto, o Sindsep almeja colaborar com essa Comissão, ainda mais quando é tratado da saúde do trabalhador e da trabalhadora, que reflete na vida do profissional e em seu local de trabalho”, ressaltou Maria Eliene Magalhães da Silvia, Secretária de Comunicação e Cultura.