Câmara de Caucaia aprova reajuste geral dos servidores de 3,75%

A Câmara Municipal de Caucaia, reunida em sessão extraordinária em pleno recesso, aprovou na manhã desta terça-feira (29/1) o projeto de lei apresentado pela Prefeitura de reajuste geral dos servidores municipais da cidade. O percentual aplicado é de 3,75% e representa a reposição da inflação.

Diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindsep) acompanharam a tramitação da medida, que foi fruto da mesa de negociação entre a rebentação sindical e o Executivo realizada no dia 24 de janeiro.

O aumento do funcionalismo é o primeiro encaminhamento prático da campanha salarial 2019 da categoria. Conforme Maria Santos, presidenta do Sindsep, nos próximos dias, gestão e sindicato voltam à mesa para debater o reajuste dos professores. Os trabalhadores do magistério pleiteiam 4,17% de evolução na remuneração. Por lei, o reajuste da categoria deve ser diferenciado e maior do que o concedido às demais áreas. Um estudo de impacto no erário está sendo feito pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

Conforme já divulgado pela Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Orçamento (Sefin), a prefeitura tem condições de pagar o salário dos servidores referente ao mês de janeiro já com o reajuste. Após passar pelo legislativo, a nova lei segue para sanção do prefeito Naumi Amorim.

O PL foi aprovado por unanimidade dos parlamentares presentes. Na oportunidade, os vereadores Weibe Tapeba, Mersinho, Dimas Matias, Fernando do Picuí e Germana Sales foram alguns dos que elogiaram o resultado do encontro e disposição de diálogo entre servidores e gestão pública.