Efeito Lula: Salário mínimo dos servidores caucaienses em 2023 passa a ser de R$ 1.320

Sindicato reivindica atualização da Tabela Salarial do Plano de Cargos e Carreiras

O salário mínimo no Brasil em 2023 passou a ser de R$ 1.320 a partir de 1º de janeiro, em meio ao reajuste anual do valor. O mínimo foi reajustado em quase 9% em relação aos valores de 2022.

Inicialmente, o salário mínimo havia sido ajustado para um valor menor, de R$ 1.302. O montante terminou aumentando após discussão em dezembro da equipe de transição de Lula e com o Congresso Nacional.

Em Caucaia, o novo valor já foi regulamentado em decreto publicado nesta segunda (02/1) no Diário Oficial do Municipal. A atualização contempla todos os servidores caucaienses assalariados.

O Sindsep Caucaia relembra que a garantia do salário mínimo, para muitos servidores de nível fundamental e médio, é fruto da luta sindical. Uma importante e justa conquista.

No entanto, o Sindicato ressalta que, mesmo com o valor reajustado para 2023, a Tabela Salarial desses servidores necessita de atualização. O valor percentual de 4% para progressão, no interstício de uma referência para outra, está comprometido.

Desta forma, o salário dos servidores de nível fundamental e médio fica achatado, comprometendo o Plano de Cargos e Carreiras e desvalorizando esses trabalhadores.

O Sindsep Caucaia reafirma sua posição de reivindicar, durante a Campanha Salarial 2023, que a gestão municipal assuma o compromisso de atualizar a Tabela Salarial do Plano de Cargos e Carreiras dos servidores de nível fundamental e médio. Pelo ganho real no salário mínimo e justa valorização desses trabalhadores.