Exposição "Trabalhadoras do Caucaia" homenageia servidores municipais

Criada pelo Sindicato de Servidores Municipais de Caucaia (Sindsep), a exposição “Trabalhadoras do Caucaia – Retratos da alma feminina”, que homenageia a pluralidade da servidora municipal caucaiense, entra em cartaz de 27 a 30 de maio, no Shopping Iandê Caucaia. A atividade fecha as comemorações do mês do(a) trabalhador(a), iniciadas no dia primeiro de maio. A mostra, que será lançada nesta terça-feira (27), às 18h, é assinada pelo fotografo Marcos Adegas, com curadoria do coletivo de comunicação Rede Sindical CE.

“Esta exposição valoriza não só o papel da mulher no trabalho, mas o seu potencial na sociedade, na família, na vida coletiva, pois, são as mulheres, como pudemos comprovar nesta mostra, diversas e cheias de significado”, comenta Maria Santos, diretora do Sindsep.

Papel da mulher

Este a ano, a entidade sindical tratou no mês do(a) trabalhador(a) da importância da mulher no mercado de trabalho, assim como da busca da igualdade de gênero, pois, de acordo com o censo do IBGE, as mulheres ganham menos em qualquer trabalho, sendo que, em 2000, somente 35,4% das mulheres estavam ocupadas. Em 2010 esse número variou para apenas 43,9%.

“Através da cultura também podemos reivindicar a necessidade de mudança de paradigmas como este enfrentado pela mulher, tão importante para o campo do trabalho, para a sociedade, mas tão desvalorizada e violentada”, enfatiza Enedina Soares, presidenta da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) e servidora em Caucaia.

Serviço:

Abertura da exposição “Trabalhadoras do Caucaia – Retratos da alma feminina”

Dia 27 de maio de 2014, às 18 horas

Local: 3º piso do Iandê Shopping (em frente ao cinema). Avenida Edson da Mota Correa 620, Caucaia

Visitação: de 27 a 30 de maio