Greve dos professores de Caucaia começa nesta quinta-feira (14)

Começa nesta quinta-feira, 14 de março, a greve dos professores municipais de Caucaia. Os profissionais cruzam os braços após a Prefeitura da cidade negar o pleito de 4,17% de reajuste salarial em 2019. A primeira atividade do movimento grevista será a realização de uma assembleia geral na Praça da Câmara Municipal, a partir das 8 horas.

A decisão de iniciar a greve foi tomada em assembleia geral da categoria, ocorrida no dia 7 de março. Além do aumento, os trabalhadores também reivindicam o cumprimento do Plano de Cargos e Carreiras do Magistério, que inclui questões como as progressões e promoções funcionais. Outras reivindicações são a correção das precárias condições de trabalho e de funcionamento das escolas municipais e a contratação de profissionais de apoio escolar, entre eles porteiros, merendeiras e auxiliadores de serviços gerais.

O  Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep), que coordena o protesto e representa os educadores nas mesas de negociação com a gestão municipal, destaca que a reposição salarial anual do magistério está prevista na Lei Federal Nº 11.738/2008, com percentual calculado pelo Ministério da Educação.

A entidade lembra que, no Ceará, mais de 53 cidades, inclusive Fortaleza, já reajustaram os salários de seus educadores em pelo menos 4,17%, de acordo com levantamento da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce).