Professores ocupam praça da Câmara de Caucaia no primeiro dia de greve

Os professores de Caucaia iniciaram na manhã desta quinta-feira, 14 de março, a greve da categoria. Os profissionais cruzam os braços após a Prefeitura da cidade negar o pleito de 4,17% de reajuste salarial em 2019. Representantes de 184 escolas e mais de mil educadores integraram o primeiro ato.

A primeira atividade do movimento grevista contou com a realização de uma assembleia geral na Praça da Câmara Municipal, que aprovou, por ampla maioria, a continuidade do movimento. Inclusive, o segundo ato da greve será amanhã, 15 de março, na sede da Secretaria de Educação, a partir das 8 horas, com direito a café da manhã coletivo.

Além do aumento, os trabalhadores reivindicam o cumprimento do Plano de Cargos e Carreiras do Magistério, que inclui questões como as progressões e promoções funcionais.

Outras reivindicações da greve dos professores de Caucaia são a correção das precárias condições de trabalho e de funcionamento das escolas municipais e a contratação de profissionais de apoio escolar, entre eles porteiros, merendeiras e auxiliadores de serviços gerais. Pais, mães e outros familiares de estudantes participaram do movimento e denunciaram os problemas enfrentados.

O  Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep), que coordena o protesto e representa os educadores nas mesas de negociação com a gestão municipal, destaca que a reposição salarial anual do magistério está prevista na Lei Federal Nº 11.738/2008, com percentual calculado pelo Ministério da Educação. A entidade entende que a pressão irá continuar até que a prefeitura reveja a sua postura e atenda às demandas da classe.