Guarda-vidas promovem a II Edição da Maratona Aquática Heróis do Sol Poente

No último domingo (15), foi realizada a II Edição da Maratona Aquática Heróis do Sol Poente, na Praia do Cumbuco. O evento foi organizado pelos servidores municipais que são guarda-vidas em Caucaia, e visou celebrar o Dia Nacional do Guarda-vidas, festejado no dia 28 de dezembro. Brinquedos foram arrecadados e doados para a Fundação Guadalajara.

Segundo Thiago Pontes, 32, guarda-vidas municipal e idealizador da Maratona, a ideia da competição nasceu juntamente com outros colegas de trabalho. “Como temos no Cumbuco um mar que é propício para esse esporte, idealizamos o evento”, disse.

Cerca de 44 competidores, homens e mulheres, estavam inscritos para a competição de natação em águas abertas, precorrendo 1.600 metros de distância total. No final do evento, houve a premiação dos três primeiros colocados, entre os homens e mulheres (Confira o resultado abaixo). Na análise de Thiago, a participação tende a crescer. “Como é um esporte dentro das Olimpíadas, vejo uma crescente no número de participantes”, afirma.

Representantes do Sindsep prestigiaram o evento. Para Enedina Soares, da Direção da entidade, a iniciativa é importante para colocar em destaque a necessidade dos profissionais e as condições de trabalho para desempenho de suas funções, realidade que Thiago afirmou ainda ser difícil.

“Falta a regulamentação de nossa profissão. Isso traria o nosso piso nacional, a exigência de nível médio, determinaria nossa carga horária e os órgãos responsáveis pela fiscalização. Hoje, querem que o guarda-vidas faça serviços voluntários. Muitos trabalham para almoçar”, desabafou Thiago.

Imagem: Maratona Aquática Heróis do Sol Poente

RESULTADO FINAL