Em assembleia convocada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindsep) de Caucaia e realizada hoje (10), as professoras de creches de tempo integral deliberaram manter o trabalho em horário corrido. A categoria ressaltou que entende o bem-estar dos alunos como prioridade, e por causa disso, estão irredutíveis em não iniciar as aulas em horário integral sem a presença dos auxiliares nas salas.
Em 2013, o Sindicato havia conquistado a manutenção do horário corrido para as creches que funcionavam em modalidade integral, (Confira matéria), ficando a cargo da Prefeitura assegurar sua regulamentação após o período de dois meses (tempo necessário para avaliar como funcionaria o regime). A Administração, no entanto, não formalizou a avaliação, deixando de regulamentar o regime no ano passado.
Sem comunicar diretamente aos trabalhadores, a Prefeitura informou aos diretores e coordenadores das creches, no final de dezembro último, que o regime de trabalho dos professores de creches integrais funcionaria sem horário corrido – atitude que descumpre a promessa firmada com a categoria em abril.
A Direção do Sindsep informou que não aceita a precarização do trabalho e que vai acompanhar e defender os interesses da categoria até o final.
Precarização
Maria Santos, dirigente do Sindicato, repassou as pautas defendidas pelas professoras. “Só vamos iniciar o tempo integral normalmente se a Prefeitura garantir os auxiliares nas salas de aula; ¼ de hora para planejamento; duas horas para o almoço; e 20 minutos para o lanche durante a manhã e a tarde”, falou Maria.
Kellynia Farias, dirigente do Sindsep, criticou a falta de zelo da Prefeitura para com os servidores, pois o Executivo estaria implementando mudanças que impactam na vida dos trabalhadores, sem ouvir os próprios interessados. “Nossa categoria está comprometida com Educação de qualidade. Para assegurar isso, é importante estar sensível às demandas dos professores e garantir condições básicas para o funcionamento das creches”, disse.
O Sindicato solicitará reunião para este mês entre professores, gestores de escolas e Secretaria de Educação, para discutir essas propostas.
O retorno das aulas se dará no dia 3 de fevereiro.
Saiba mais
Existem 13 creches com horário integral no Município, das quais, nove funcionam em horário corrido.
Segundo as professoras, quem está em tempo integral entra às 7h e sai às 17h, com duas horas para almoço. Muitas vezes, no entanto, não há o número adequado de pessoas para cobrir o horário da refeição do professor, o que fez com que alguns profissionais trabalhassem até 10 horas diárias.