Naumi Amorim assina Carta Compromisso com pautas dos servidores de Caucaia

Assumindo sua responsabilidade com os servidores e com toda sociedade caucaiense, o Sindsep apresentou, na manhã desta segunda-feira (23/11), uma Carta Compromisso ao prefeito de Caucaia e candidato à reeleição Naumi Amorim. O documento, que elenca diversas pautas de interesse dos servidores municipais e que foi assinado por Naumi, exige comprometimento do gestor com a democracia e com os que fazem o serviço público da cidade.

“Na nossa categoria fizemos um debate sobre o segundo turno, chegamos ao entendimento que não temos como ficar imparciais diante dessa eleição municipal. Se tivemos problemas com a sua gestão é preciso reavaliar e daqui pra frente reconstruir as relações. Repactuar e não deixar que o retrocesso avance”, ressaltou a dirigente do Sindsep Caucaia e presidenta da Fetamce Enedina Soares.

Enedina falou dos desmandos do governo Bolsonaro, defendido e representado pelo candidato Vitor Valim, que também disputa o segundo turno em Caucaia. Lembrou de “divergências profundas” na primeira gestão de Naumi, mas acredita haver espaço para o diálogo democrático em torno de demandas dos servidores. “Não levamos as questões para o lado pessoal, mas estamos aqui trazendo uma pauta coletiva. De coração aberto”, destacou.

A importância do diálogo entre gestão e sindicato foi citada pelo deputado estadual Moisés Braz. “O maior patrimônio que um município não são prédios, mas sim os servidores. O prefeito que dialoga consegue avançar em sua administração. Como dito, aqui já tivemos embates e enfrentamentos, mas estamos dispostos a reconstruir a relação. Estamos com você nessa campanha. Não tem como a gente apoiar quem está do lado e defende o governo Bolsonaro”, ressaltou o parlamentar.

Ao fazer a leitura da carta direcionada ao prefeito, a  presidenta do Sindsep Caucaia Maria Santos afirmou que apenas Naumi procurou dialogar com o sindicato neste segundo turno. Também citou que a decisão, quanto ao posicionamento da entidade em apresentar o documento, foi discutida com a base.

“Uma entidade sindical não é um partido, mas é um ente político que tem lado. E é sempre o da classe a que pertence. É sempre do lado dos trabalhadores. É obrigação do sindicalismo fazer o trabalho de educação política e esclarecer os interesses em jogo no processo político eleitoral”, justifica o Sindsep na Carta Compromisso.

Posicionamento de Naumi Amorim

“A gente tem que sentar e dialogar. Eu não sou perfeito e sabemos que todos nós temos nossos erros. Mas temos que trabalhar em prol do servidores e do povo no geral”, destacou o prefeito Naumi Amorim ao relatar dificuldades enfrentadas em seu primeiro mandato. O gestor afirmou que a pauta da carta é extensa e seu desejo seria atender tudo, mas que vai fazer o máximo que puder, se conquistar o segundo mandato, em parceria com o sindicato para garantir o direito dos servidores.

Entre os pontos da pauta, apresentados na carta, Naumi ressaltou que na última semana tratou da questão do pagamento das progressões do Magistério. “A categoria vem com essa questão desde a gestão passada, mas é uma conquista e um direito de vocês. Vamos pagar, mesmo que seja parcelado”, anunciou.

O prefeito também falou sobre os precatórios do Fundef. “Tem 60% numa conta e 40% em outra. […] O dinheiro está reservado numa conta separada e ninguém mexe enquanto não chegar a hora de pagar vocês. É um direito e temos que conversar. Vamos ver a forma certa de fazer”, garantiu.

Outros documentos entregues

Ainda durante o ato, o presidente da CUT-CE Wil Pereira entregou ao prefeito a Plataforma da Classe Trabalhadora para as Eleições 2020. O documento traz diretrizes da CUT para os candidatos que disputam as eleições. A Central aborda temas como condições dignas de vida, emprego e direitos trabalhistas e democracia, inclusão social e direitos humanos.

A presidenta da Associação de Agentes de Saúde de Caucaia (AASC) Delivania Santos também apresentou pautas da sua categoria. Naumi Amorim assinou todos os documentos apresentados pelos movimentos sociais e sindicais presentes, agradeceu o apoio e assumiu o compromisso de fazer um segundo mandato de diálogo em parceria com as entidades sindicais.

Confira abaixo a íntegra da Carta Compromisso, assinada por Naumi Amorim:

Carta Compromisso

Assessoria de Comunicação Sindsep Caucaia | Fotos: Marcos Adegas