Paralisação dos enfermeiros do PSF possibilita negociação com a Prefeitura

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep) coordenou a paralisação dos profissionais de enfermagem do PSF (Programa Saúde da Família), que havia sido deliberada em assembleia realizada em 14 de julho. O grupo reivindica reajuste salarial, que a prefeitura prometeu ainda em fevereiro, mas não encaminhou até agora.

Depois de uma mobilização que durou cerca de 8 horas, tendo percorrido o Gabinete do Prefeito e a Secretaria de Saúde, os profissionais conseguiram uma negociação com o município. Isso aconteceu após ocuparem a pasta. Uma comissão foi recebida pelo secretário de Saúde, Moacir Soares.

“Foi uma discussão difícil, que precisávamos reafirmar a necessidade urgente de rediscutir a situação salarial”, informou Maria Santos, presidente do Sindsep. Depois de um longo debate, foi encaminhada a criação de um Grupo de trabalho e estudo, com cronograma de reuniões, para formular a proposta efetiva de revisão na remuneração dos profissionais. O GT deve se reunir a cada 15 dias. Além disso, haverá mais uma reunião com o secretário.

“A proposta é que em 60 dias o grupo construa uma proposta de revisão salarial e das condições de trabalho da classe. De 15 em 15 dias, teremos reuniões ampliadas, como mecanismo de discursões e empoderamento dos acontecimentos no GT”, explicou a presidente do sindicato, que já havia apresentando propostas para o município que também devem ser novamente debatidas nestes encontros.

Veja o calendário de reuniões:

MÊS

DIAS

GT

Agosto

2, 16.

Ampliada (SINDSEP enfermeiros, NASF  e integrantes da gestão).

Secretário e ampliada.

Setembro

6, 20

Ampliada (SINDSEP e enfermeiros, NASF e gestão)

Secretário e ampliada.

Com o encaminhamento colocado, os profissionais do PSF deliberam por retornar ao curso CTAcs na terça-feira, dia 25 de julho, enquanto negociam com a SMS o reajuste salarial, ficando determinado aos presentes naquele momento que após o dia 16, no segundo encontro, o sindicato chamará a categoria para avaliar os diversos encaminhamentos colocados até ali.

“Desta forma, o Sindsep Caucaia reafirma sua luta com os servidores da saúde. Nesta caminhada, os enfermeiros batalham pela garantia de reajuste e do PCCR”, comenta Eliene Magalhães, secretária de comunicação do sindicato.