Prefeitura não vai à audiência de conciliação da greve de 2019

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep) foi, nesta quarta-feira, 12 de julho, ao Tribunal de Justiça do Ceará para audiência de conciliação do processo movido pela Prefeitura contra o movimento grevista dos professores de 2019.

Porém, os dirigentes sindicais foram surpreendidos com a ausência de representantes do Executivo no encontro marcado pelo Tribunal. A informação é de que a gestão de Caucaia faltou tanto à pré-audiência, pela manhã, quando as partes são ouvidas individualmente, como também pela tarde, quando os dois lados são colocados em mediação.

De acordo com a diretoria do sindicato, o entendimento é de que o processo que pediu a ilegalidade da greve tinha somente o objetivo de interromper a agenda de lutas, por isso o desinteresse da administração neste momento. De acordo com Maria Santos, presidente do Sindsep, a ordem agora é entrar com o dissídio coletivo na Justiça e demandar no mesmo o atendimento da pauta completa da campanha salarial. O ponto principal será o pedido de equiparação do reajuste salarial dos educadores a 4,17%.

Conforme Enedina Soares, presidente da Fetamce e diretora do sindicato, o momento é oportuno para cobrar o aumento salarial e aplicação do Plano de Carreiras, haja vista que a prefeitura saiu do Limite Prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, estando agora em confortáveis 50,66%.