Servidores municipais participam da Campanha do Plebiscito Popular por uma Constituinte do Sistema Político

O Lançamento da Campanha do Plebiscito Popular por Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político junto aos Servidores Municipais de Caucaia aconteceu na última quarta-feira (18/6), durante assembleia da categoria convocada pelo Sindsep, que passa a integrar o comitê municipal da campanha.

Na oportunidade, os trabalhadores conheceram a plataforma do Plebiscito, que é uma consulta na qual os cidadão e cidadãs votam para aprovar ou não uma questão. De acordo com as leis brasileiras, somente o Congresso Nacional pode convocar um Plebiscito. Conforme a proposta, a consulta popular permitirá que milhões de brasileiros expressem a sua vontade política e pressionem os poderes públicos a seguir a vontade da maioria do povo.  Basicamente, seria convocada uma nova Constituição que de fato atenda os anseios do povo brasileiro, com a perspectiva de mudar, unicamente, a estrutura do poder político no Brasil, pois suas ‘regras de funcionamento’, segundo os organizadores do movimento, não permitem que se avance para mudanças profundas. A campanha entende que apesar de termos conquistado o voto direto nas eleições, existe uma complexa teia de elementos que são usados nas Campanhas Eleitorais que ‘ajudam’ a garantir a vitória de determinados candidatos ligados ao capital financeiro.

A diretora de comunicação do Sindsep, Nete Silva, explicou que o objetivo é massificar a discussão. O debate cerca do Plesbicito poderá ser levado para os locais de trabalho, com a realização de palestras nas repartições e escolas, por exemplo. Para tanto, basta solicitar a demanda junto ao Sindicato. “Conheça no site www.plebiscitoconstituinte.org.br os materiais da campanha pelo Plesbicito Popular. Baixe os materiais e contribua você também com essa demanda”, explicou Nete.

O Plebiscito Popular deve ocorrer de 01 a 07 de setembro, quando os brasileiros responderão a pergunta: Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?

O movimento estimula que o país diga “Sim” a uma Constituinte exclusiva e soberana que faça a reforma do sistema político. “Queremos que os interesses da maioria explorada e oprimida que constrói a riqueza da nação sejam respeitados e representados nas instituições políticas de nosso país”, diz o manifesto do grupo.

Saiba maiswww.plebiscitoconstituinte.org.br