O Sindsep Caucaia protocolou, nesta quarta (25/8), junto à Secretaria de Educação (SME), um relatório acerca da infraestrutura das escolas municipais previstas para retomar aulas presenciais de forma híbrida. O documento, elaborado pelo sindicato, apresenta as condições das unidades de ensino identificadas a partir de visitas recentes.
O Sindsep iniciou o trabalho no dia 23 de agosto, mapeando e analisando as condições físicas e de segurança de duas instituições. Ambas estão cotadas para retornar com funcionamento híbrido a partir do próximo dia 13 de setembro. O Sindicato defende que as escolas possam oferecer para toda comunidade escolar infraestrutura e a segurança sanitária adequadas.
O relatório entregue para SME inclui fotos e observações importantes acerca das condições das duas escolas visitadas. O objetivo do Sindicato é visitar outras 42 escolas do município para aplicar o mesmo modelo, fotografando e respondendo um checklist com 25 itens, elaborado pelo Ministério Público.
As condições básicas devem ser oferecidas para que a comunidade escolar tenha segurança. “Não adianta apenas retornar às aulas presenciais, mesmo que de forma híbrida, se as condições atuais não garantem a segurança adequada para todos que fazem a escola. O Sindicato é a favor das aulas presenciais, mas com a garantia de segurança diante da pandemia que ainda vivemos”, destaca a presidenta do Sindsep Caucaia, Maria Santos.