Sindsep cobra pagamento da Gratificação por Risco de Vida para servidores da Assistência Social

A diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep) protocolou na última segunda-feira (05/11), junto à Secretaria de Administração do Município de Caucaia, requerimento reivindicando implantação da Gratificação por Risco de Vida para profissionais da Assistência Social do município. No documento, a entidade sindical solicita ainda negociação coletiva entre o sindicato, comissão de trabalhadores(as) da Assistência Social e representantes da gestão municipal.

O pleito pela Gratificação por Risco de Vida para os(as) trabalhadores(as) da Assistência Social do Município de Caucaia também foi discutida no Fórum Municipal de Trabalhadores(as) do SUAS do município de Caucaia, realizado em 28 de setembro do ano corrente. A categoria considera que as condições precárias de trabalho, impactam diretamente na saúde do(a) trabalhador(a).

Outro agravante relacionado com a categoria, está associado ao Anexo I do Edital nº 001/2016 do último Concurso para o cargo de Assistente Social. A coluna F prevê o total de vencimentos, tendo como garantia o pagamento de Gratificação por Risco de Vida para esse cargo. Sendo assim, esse elemento legal reforça a demanda dos(as) profissionais, mostrando que o que é praticado hoje pela prefeitura está em desacordo com o Edital do último concurso.

O Sindsep já encaminhou dois ofícios nos últimos meses solicitando reunião junto à Secretária de Desenvolvimento Social de Caucaia, Daniele Sousa Alexandre, mas não obteve êxito. A organização laboral persistirá.

“Esperamos que seja atendido o nosso pedido de negociação coletiva. Precisamos avançar nessa pauta. Os(as) trabalhadores(as) da Assistência Social precisam de valorização, é uma categoria que desenvolve um papel muito importante em prol do município”, ponderou Maria Santos, presidente do Sindsep.