Sindsep cobra pagamento integral de 566 servidores da Saúde; Prefeito anuncia regularização até sexta, 5

566 trabalhadores emergenciais contratados pela Secretaria de Saúde, como vigias e agentes administrativos, não receberam o salário integral de janeiro, mesmo tendo trabalhado todo o mês. O Sindsep Caucaia recebeu essa denúncia de servidores prejudicados e esteve na sexta-feira (29/1) na secretaria para protocolar um ofício requerendo informações acerca desta problemática.

A presidenta Maria Santos e as dirigentes Salete Lopes e Francineide Albano também estiveram na Secretaria de Administração e Recursos Humanos (RH) à procura de informações. Segundo um servidor da pasta, que atendeu o sindicato, os contratos dos trabalhadores prejudicados foram assinados em 13 de janeiro e, por isso, os mesmos receberam o salário parcialmente. A vigência desses contratos é de 60 dias.

O prefeito Vitor Valim se manifestou em vídeo, por meio das redes sociais, sobre a questão, ainda na última sexta. Ele explicou que os profissionais vinham contratados da gestão anterior. Segundo ele, houve a tentativa de aditivar tempo ao contrato, ainda durante a transição de governo, no entanto, não conseguiram. Desta forma, os novos contratos só foram assinados apenas no meio do mês de janeiro. O prefeito garantiu que a problemática será resolvida até sexta-feira (05/2).

Determinei que a Secretaria de Saúde, junto com a Procuradoria, realizassem uma força-tarefa para que o problema fosse solucionado de forma rápida e legal. Peço que estes profissionais procurem a secretária de Saúde, mesmo que no final de semana, para regularizar a situação e receber seus salários até o dia 5 de fevereiro”, declarou Valim.

“Essa resposta só veio após uma reunião do Conselho Municipal de Saúde. A companheira Aparecida Pluma, que é membro do conselho e também representa o sindicato, fez a defesa de que os trabalhadores que desempenharam seu papel durante todo mês, precisa receber o salário integralmente. Antes, já tínhamos procurado as secretarias de Saúde e Administração cobrando uma posição da gestão. Ficamos felizes com o rápido retorno do prefeito e vamos acompanhar para que todos os 566 servidores recebam o restante dos seus salários”, destaca a presidenta Maria Santos.

Gratificação especial da pandemia

Na visita a Secretaria de Administração e Recursos Humanos, o Sindsep Caucaia questionou acerca do pagamento da gratificação especial da pandemia, que não foi realizado aos profissionais atuantes na linha de frente de combate à covid-19. Segundo um servidor da pasta, esta problemática já foi encaminhada para ser tratada na Secretaria de Saúde. O sindicato levará a pauta para discussão com o secretário na próxima semana.

“Nós entendemos que a gratificação deve continuar, afinal, existe uma legislação que a garante e a pandemia continua afetando o povo caucaiense. Os servidores da linha de frente continuam atuando num ambiente de risco. Temos uma reunião agendada com o secretário de Saúde, Zozimo Silva, para a próxima quarta, 3 de fevereiro. Vamos levar essas pautas. Precisamos de um retorno o mais rápido possível. O sindicato vai acompanhar todo processo”, afirma Maria.